quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Agenda fim-de-semana: Taboeira X 4

É recheado de motivos de interesse o fim-de-semana competitivo para as nossas equipas da Academia de Futebol, que realizarão um total de 13 jogos repartidos entre sábado e domingo. Da agenda constam 4 (!) confrontos entre equipas dos emblemas vizinhos do SC Beira-Mar e da AD Taboeira, motivo só por si suficiente para garantir, à partida, uma jornada cheia de emoções. Mas nem só de "derbys" da cidade de Aveiro viverá a próxima jornada, pois todas as nossas equipas de futebol de 11, que disputam campeonatos nacionais, terão compromissos de elevada importância para as suas aspirações, com os juniores a receberem o Boavista, no Estádio Mário Duarte, enquanto juvenis e iniciados cumprirão deslocações difíceis a São Romão e a Viseu, respectivamente. Também os infantis B terão de medir forças com o seu rival de Avanca, numa arriscada deslocação que porá em confronto os dois comandantes da série E do campeonato distrital da categoria.
Veja agora em detalhe todo o programa de jogos previstos para os dias 6 e 7 de Novembro:


Análise prévia da jornada

JUNIORES A: A equipa de António Luís, do ponto de vista teórico, recebe os "axadrezados" num bom momento psicológico, uma vez que leva já uma série de 4 jogos consecutivos sem perder (VVEV), enquanto que o seu adversário não ganha há 3 semanas (EDD). Com 5 pontos de vantagem sobre a equipa do Boavista, os auri-negros dispõem de ocasião soberana para "cavarem", em caso de vitória, um fosso substancial para este seu rival e continuarem a aproximação aos lugares do cimo da tabela. E como seria bonito obter a 4ª vitória nos últimos 5 jogos...
JUNIORES B: Depois do tropeção da última jornada, a nossa equipa que disputa o campeonato distrital de juniores não terá um jogo nada à medida para encetar a tão desejada recuperação. Com efeito, os auri-negros terão uma viagem curta, mas de grau de dificuldade inversamente proporcional à distância da deslocação, reservando-lhe o calendário o confronto com o líder actual da classificação, o vizinho Taboeira. Resta a motivação de enfrentar o primeiro classificado da prova para fazer um jogo que possa, no final, contrariar todas as previsões que dão os donos da casa como naturais favoritos.
JUVENIS: Após um interregno no campeonato nacional de duas semanas, motivado por trabalhos da selecção nacional sub-17, a equipa de Aguinaldo Melo regressa à competição com um compromisso de extrema importância para as suas aspirações e que será jogado em São Romão, arredores de Seia. Levando 4 derrotas consecutivas na prova, é fundamental quebrar esta série negativa e regressar a resultados mais condizentes com o valor da equipa. Este é enorme e a qualidade dos jogadores auri-negros, aliada a um forte espírito de grupo, que será necessário reforçar e levar para Seia, permitirá que o regresso a Aveiro seja feito com os 3 pontos da vitória na bagagem.
INICIADOS A: Depois de ter passado uma semana no comando da série C do campeonato nacional, a equipa de Alberto Raínho viu-se relegada de novo para o 2º lugar, após o empate de domingo passado. É nesta condição que viajará até Viseu, onde a espera um sempre incómodo Académico, ainda que, este ano, a formação viseense não esteja a fazer uma prova particularmente brilhante, tendo, inclusivamente, cedido já uma derrota e dois empates nos cinco jogos que realizou na condição de visitado. Espera-se, pois, que os jovens auri-negros regressem de novo ao caminho das vitórias momentaneamente interrompido e ultrapassem mais este difícil obstáculo, para terminar da melhor forma a 1ª volta do campeonato nacional.
INICIADOS B: Numa curva claramente ascendente no campeonato distrital, onde não perde há 3 jogos consecutivos (VEV), a equipa de Edmundo Ferreira desloca-se ao terreno do Bom-Sucesso para tentar prolongar a sua série positiva de resultados e continuar a recuperação que vem fazendo na tabela classificativa. O seu adversário, nos 8 jogos já disputados, averbou apenas 3 pontos, fruto de um balanço de 1 vitória e 7 derrotas. Estes números não podem deixar de dar o favoritismo aos aveirenses, que, no entanto, terão de mostrar no campo que são realmente melhores, nunca regateando o esforço que uma partida disputada num recinto muito difícil certamente irá exigir.
INFANTIS A: Joga-se a liderança da série G na deslocação do Beira-Mar ao terreno do Taboeira, com os dois comandantes a defrontarem-se a uma jornada do final da 1ª volta. Com vitórias em todos os 5 jogos até agora disputados, os dois rivais aveirenses repartem o comando da série e será certamente entre eles que se discutirá o primeiro lugar no final da 1ª fase. Neste momento a vantagem é de 6 golos para os auri-negros, diferença que atesta bem do equilíbrio que poderá dominar o jogo de Frossos.
Na outra partida deste escalão, correspondente à série H, o Beira-Mar, comandante isolado, terá uma tarefa previsivelmente menos complicada, recebendo o RD Águeda, no Campo do Seminário, para um jogo em que é favorito e em que deverá somar a sua 6ª vitória, tantas quantos os jogos disputados.
INFANTIS B: Jogo grande em Avanca, com os dois comandantes da série a defrontarem-se, num jogo em que está em causa o primeiro lugar e as contas do apuramento para a série dos primeiros. Ainda sem terem cedido qualquer ponto nas 5 jornadas anteriores, Avanca e Beira-Mar sabem, à partida, que no final deste jogo isso não será mais possível para ambos, tendo que haver cedências por parte de um (ou dos dois, em caso de empate). Jogo muito difícil em perspectiva, em que será necessária muita aplicação e, sobretudo, muita concentração, para se conseguir um resultado positivo. De qualquer modo, trata-se apenas de mais um jogo de futebol jovem e, aconteça o que acontecer, nada será definitivo.
BENJAMINS A: As nossas equipas sub-11 enfrentarão nesta jornada adversários que, apresentando seguramente o seu grau de dificuldade, parecem estar perfeitamente ao alcance dos nossos atletas. O Alba, nosso adversário na série G, ainda só tem uma vitória na prova, alcançada na deslocação ao terreno do último classificado, pelo que, em condições normais, este jogo poderá permitir à equipa do Beira-Mar sonhar com a terceira vitória no campeonato.
Na série H, a equipa do Beira-Mar medirá de novo forças com uma formação do GD Gafanha, depois de, na jornada passada, em jogo da outra série, os auri-negros se terem deixado surpreender em casa pelo seu adversário, perdendo tangencialmente. Oportunidade para agora (com outras equipas) devolver a "graça" e continuar a luta pelo 1º lugar nesta série.
BENJAMINS B: Partem claramente como favoritas para os seus jogos do fim-de-semana as equipas de Paulo Martins e Jorge Vinagre. Mas, enquanto que na série E se defrontam duas equipas que, nos 3 jogos até agora disputados, apresentam resultados diametralmente opostos (Beira-Mar só vitórias, Estrela Azul só derrotas), o que confere aos aveirenses favoritismo quase absoluto, na série F, o Beira-Mar, que é comandante isolado e incontestado e se apresenta também invicto, tem pela frente o Taboeira (3 jogos, 1 vitória e 2 derrotas), para um jogo em que, partindo em vantagem, terá de ultrapassar o ambiente adverso da deslocação e o "picante" que têm sempre estes mini-derbys.
TRAQUINAS A: Pois é, também aqui há derby, com o Beira-Mar a receber, no Campo do Seminário, o seu rival aveirense. Depois de uma jornada em que o mau tempo os privou de fazer o jogo em Estarreja, nada melhor que o Taboeira como adversário para regressar à competição e, espera-se, às vitórias. As duas equipas encontram-se empatadas na classificação, somando ambas 4 pontos, mas os auri-negros conseguiram este pecúlio com menos um jogo realizado. Acreditamos na vitória dos "miúdos" de Daniel Esteves.

Sem comentários: