segunda-feira, 8 de novembro de 2010

JUVENIS: Goleada serrana!

AD São Romão, 0 - SC Beira-Mar, 5
(0-1, ao intervalo)

Deu-se bem com os ares da Serra da Estrela a equipa de juvenis do SC Beira-Mar, que ontem se deslocou a São Romão, nos arredores da cidade de Seia, onde alcançou uma retumbante vitória, de vital importância para as aspirações da equipa treinada por Aguinaldo Melo. Os números (0-5) assumiram mesmo contornos de goleada, mas, com um golo obtido apenas nos instantes que antecederam a recolha aos balneários para intervalo, e depois de ter passado por um ou outro calafrio na parte inicial do jogo, a consolidação da vitória aveirense viria somente no período complementar. Com efeito, uma entrada explosiva dos auri-negros na segunda parte permitiria a obtenção de mais dois golos nos minutos iniciais deste período, que tranquilizaram a equipa, que passou a explanar melhor o seu futebol, sendo os números do marcador "arredondados" para um motivador e encorajante 0-5 já na fase final da partida.
O SC Beira-Mar apresentou-se, no sintético do Estádio da Nossa Senhora da Conceição, tendo a Serra da Estrela como pano de fundo, com os seguintes jogadores:
Samuel (gr); João Rui, André Silva, João Rafael e Iúri (João Meireles, int); Rafa, Balacó (cap) (Wilson, 54') e Pité (Henrique, 70'); Tiago Gomes, Marc e Danny.
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Diogo H. Carvalho, Pedro Aparício e Tiago Azevedo.
O encontro teve uma parte inicial de jogo repartido pelos dois meios-campos, mas com o São Romão a criar a primeira situação para poder chegar ao golo. Estavam decorridos apenas 5', quando, numa jogada desenvolvida pelo flanco direito do seu ataque, um jogador do São Romão fica em excelente posição para alvejar a baliza auri-negra, tendo o seu remate partido muito forte e bem direccionado, valendo a boa intervenção de Samuel, que desviou para canto. Na sequência deste, novo calafrio para o último reduto aveirense, já que a bola, batida ao primeiro poste, é desviada de cabeça pelo central da equipa da casa, que falhou o golo por muito pouco. A este lance respondeu o Beira-Mar, aos 8', num livre marcado por Marc para a plena área, onde entrou bem Rafa, que falhou o golpe de cabeça por um triz.
Aos poucos o Beira-Mar foi ganhando ascendente e foi já numa fase em que estava por cima, aos 16', que um canto marcado por Pité, do lado direito, coloca a bola na cabeça de Danny, que a envia, com estrondo, à barra, perdendo-se soberana ocasião para chegar ao primeiro golo. Este poderia, de novo, ter acontecido, aos 18', na sequência de uma boa jogada de ataque da equipa auri-negra, com Iúri a mudar o flanco de jogo e a colocar a bola na direita, em Tiago Gomes, que evita um adversário e "pica" a bola para a baliza, onde um defesa da casa a tira, "in extremis", evitando o pior para a sua equipa. Aos 25', foi Marc a tentar a sua sorte de longe, mas o seu remate de fora da área, que desviou ainda num adversário, faz a bola roçar o travessão, voltando a adiar para mais tarde o golo inaugural.
O jogo parecia controlado pelo Beira-Mar, mas o 0-0 mantinha-se e esse era um resultado que todos sabiam nada interessar à equipa aveirense, temendo-se que, a qualquer momento, esse facto pudesse gerar alguma pressão negativa nos jogadores auri-negros. A verdade é que, aos 32', face a uma grande passividade nas linhas mais recuadas da equipa que viajou de Aveiro, o São Romão voltou a criar perigo para baliza defendida por Samuel, com o jogador nº. 10 serrano a cabecear na cara do guardião beiramarense para as mãos deste. Respirou-se de alívio e esperou-se pelo minuto 36, para assistir a mais uma tentativa da equipa do Beira-Mar chegar ao golo. Foi na sequência de mais um dos inúmeros pontapés de canto conquistados pela nossa equipa, que Danny, num pontapé de ressaca desferido da zona da meia-lua, faz passar a bola perigosamente perto do poste direito da baliza do São Romão.
O intervalo parecia ir chegar sem que o marcador funcionasse, mas, como até ao lavar dos cestos é vindima, perto do minuto 40 o Beira-Mar chegou ao festejado golo. A jogada é excelente e o golo vistoso, fruto de um cruzamento de Danny (grande jogo, campeão!), servido na esquerda, para uma fulgurante entrada de Pité, que de cabeça e no coração da área, num acrobático mergulho "à peixe", anicha a bola no fundo das redes contrárias. Os momentos são sempre bons para marcar golos, mas este 0-1 obtido em cima do intervalo viria a revelar-se de fundamental importância para o desfecho final.
Embalados pela vantagem obtida em momento psicologicamente tão importante, os aveirenses regressaram mais motivados para a segunda parte e fizeram-no a todo o gás, com a obtenção de dois golos logo na fase inicial, que seriam decisivos para o desfazer de dúvidas sobre o vencedor do jogo. Logo aos 43´, na sequência de um livre a meio do meio-campo do São Romão, Marc, quando todos esperavam que colocasse a bola na área, abriu na esquerda em Pité, que cruzou para uma finalização fácil, ao segundo poste, de Danny, que bem mereceu este 0-2. Novo golo surgiria, aos 48', através de Marc, que ganhou no corpo-a-corpo (!) ao seu adversário, numa disputa de bola reposta em jogo por Samuel, isolou-se e atirou com precisão para o 0-3 à saída do guardião serrano. Golo simples, este que acabou com as dúvidas e libertou a equipa do Beira-Mar para uma segunda parte onde foi claramente superior ao seu adversário, tendo construído e desperdiçado várias ocasiões de golo, para além daquelas que lhe permitiriam a obtenção de mais dois golos.
Aos 51' é Pité, que recebeu na zona da meia-lua, a tirar o seu opositor da frente e a rematar de pé esquerdo, fazendo a bola esbarrar na parte superior da barra. Aos 58', transição rápida da equipa aveirense, com Pité a conduzir desta vez a bola e a servir Danny, que rematou livre de marcação para uma intervenção de valor e muito difícil do guardião do São Romão. O guarda-redes da casa voltaria a estar em evidência no minuto seguinte, negando de novo a Danny a obtenção de mais um golo, ao opor-se com mais uma defesa de recurso ao remate frontal desferido pelo avançado auri-negro.
O domínio da equipa de Aguinaldo Melo era total e só aos 66', numa fase também de algum "adormecimento" aveirense, o São Romão deu sinal de si nesta segunda parte, quando Hélder, quiçá o jogador da casa de maior qualidade, desperdiça uma oportunidade para encurtar distâncias, atirando ao lado da baliza de Samuel, com o guardião auri-negro fora dos postes. Este lance pareceu espevitar de novo os nossos jogadores e, aos 68', a equipa do Beira-Mar volta a estar muito perto do golo, após excelente jogada de Wilson, que isolou Marc, para o goleador aveirense, desta vez, na cara do guardião do São Romão, atirar contra o seu corpo. O Beira-Mar voltava a jogar bem e, aos 73', chegaria o momento do 0-4, após uma boa circulação de bola, da esquerda para a direita, com Marc a ser assistido por Danny e a chegar ao golo através de um cruzamento/remate, que contou com a colaboração de um defesa do São Romão, que ainda tocou na bola.
Com o resultado em números que assumiam já contornos de goleada, assistiu-se, então, a uma fase de esbanjamento de oportunidades de golo. Aos 75', Rafa, num pontapé de ressaca faz a bola passar muito perto do poste esquerdo; aos 77', um remate em arco de Tiago Gomes, feito da direita, com o seu pé esquerdo, após mais uma bonita circulação de bola, faz esta passar muito perto do alvo; finalmente, aos 78', Henrique, após jogada pela esquerda, oferece o golo a Marc, que, no meio, fica ligeiramente adiantado relativamente à trajectória da bola.
Parecia que tudo estava terminado, mas houve tempo ainda para assistir a uma perdida escandalosa de um jogador do São Romão, após uma desconcentração de Samuel, que, na reposição de um pontapé de baliza, lhe ofereceu a bola. E, já no final do período de compensação, Tiago Gomes, numa recarga a uma defesa feita pelo guarda-redes após cabeceamento de Danny, tem tempo para evitar um adversário e atirar para o definitivo 0-5.
Excelente arbitragem realizada pelo Sr. Luís Ramos, da AF Viseu.

Sem comentários: