domingo, 5 de dezembro de 2010

INICIADOS A: Num campo difícil, vitória justa valeu a liderança

Anadia FC, 1 - SC Beira-Mar, 3
(0-1, ao intervalo)

Num dia de chuva intensa e com um sintético muito molhado, assistiu-se, em Anadia, a um bom jogo de futebol, com uma grande entrega dos jogadores de ambas as equipas.
Começámos a dominar desde cedo, mas sempre com um grande respeito pelo nosso opositor, que se encontrava logo atrás de nós na classificação, ainda que longe em termos pontuais.
Dadas as condicionantes do estado do piso, circulávamos a bola pelos nossos atletas, quando o terreno permitia e virávamos o lado do jogo, com passes longos, quando a bola não rolava. O domínio era do Beira-Mar e o adversário procurava responder com futebol directo, na exploração do contra-ataque e da velocidade dos seus atletas mais adiantados.
O primeiro aviso veio de Hugo, com um remate de fora da área a passar perto do poste, para depois, na sequência da marcação de um canto, Ricardo Pinto, ao segundo poste, cabecear mal e sem direcção. Também após outro pontapé de canto, Hugo tenta rematar de primeira, na zona da grande penalidade, mas acaba por falhar o pontapé. Esta sequência de lances de perigo levar-nos-ia até ao minuto 27, momento em que Hugo Custódio tabela bem com João, aparece em boa posição e, numa execução de génio, tira dois defesas e o guarda-redes do caminho e faz o 0-1.
Ainda antes do intervalo, o marcador poderia ter funcionado de novo, em dois lances, um para cada lado, com os auri-negros a disporem, primeiro, de uma ocasião para chegar ao segundo golo, na sequência de um canto, com os nossos dois centrais a atrapalharem-se e a não conseguirem cabecear com êxito. Em cima da hora para o descanso, oportunidade para os bairradinos empatarem, no lance mais perigoso criado pelo Anadia, que resultou de uma desatenção da nossa linha média, que permitiu vantagem numérica (2X1) no flanco de Filipe Melo, impotente para evitar a combinação, da qual resultou um remate cruzado, forte e colocado, que levou a bola a embater no poste da baliza de Canha.
Na segunda parte, entrámos novamente bem, sabendo que, apesar da vantagem, era necessário procurar mais um golo que garantisse alguma tranquilidade. Ele surgiria, aos 45’, num lance em que João Miguel, na pequena área, recebe a bola de costas para a baliza, combinando, inteligentemente, com Ramalho, que assiste Hugo Custódio, melhor colocado, para um “chapéu” de fora da área, que resultaria no 0-2, ainda que o impotente guardião anadiense tivesse tocado a bola antes de esta entrar.
A partir deste golo, assistiu-se a uma reacção normal dos homens da casa, que, com muito brio, nos encostaram às nossas linhas mais recuadas, criando-nos alguns calafrios, principalmente em lances de bola parada. E foi num lance deste tipo que, aos 65’, quando uma bola fica perdida no interior da nossa área, após a marcação de um canto, que o Anadia aproveita para reduzir a diferença para 1-2.
Animados pelo golo, que relançava a partida, logo depois, o Anadia ameaçava de novo, com a bola rematada de longe a passar muito perto da baliza defendida por Canha. Foi um período de algum sofrimento, que as grandes equipas têm de saber suportar e, com maior ou menor dificuldade, os auri-negros ultrapassaram esta fase e acabaram mesmo com a incerteza no resultado, sentenciando o jogo, à passagem do minuto 68, com a obtenção do 1-3 final. A bola é metida em Steven, que passou por toda a gente em velocidade, acabando por tirar um adversário do caminho com um toque subtil e rematado em jeito, ao poste mais distante, obtendo mais um belo golo (e qual deles, o melhor?).
Antes do apito final, o Anadia ainda poderia ter encurtado distâncias, com o camisola 6 da casa, Joel, a aparecer na cara de Canha, atirando, contudo, por cima do travessão. Pouco depois, chegaria o apito final da árbitra da AF Porto, Ana Aguiar, que realizou uma arbitragem que se pode considerar boa.
Grande atitude, determinação, concentração e entrega da nossa equipa, que conseguiu uma vitória justa, num campo difícil. Depois de um período em que apresentámos alguma quebra física, em alguns jogos, parece que estamos de regresso às boas exibições. Aproveitando o semi-desaire da Oliveirense na Covilhã, os aveirenses estão, de novo, no comando da classificação da série C do campeonato nacional de iniciados.
O SC Beira-Mar apresentou, no Complexo Desportivo de Anadia, os seguintes jogadores:
Canha (gr); Sousa, Ricardo Pinto, Fábio (cap) e Filipe Melo; Nuno Abreu, Tiago Ramalho e Hugo Custódio; Aurélio (Steven, 52’), João Miguel (Lucas, 63’) e Bruno Ribeiro.
Suplentes não utilizados: Pedro Rafael (gr), Yusuf, Ricardo Esteves, Sérgio e Bruno Reis.

1 comentário:

Ribeiro disse...

somos 1 grande equipa
parabens ao custodio e ao steven pelos golos.