sábado, 8 de janeiro de 2011

INFANTIS A: Bolas paradas foram decisivas

SC Beira-Mar, 4 - AD Taboeira, 0
(3-0, ao intervalo)

A equipa de infantis A do SC Beira-Mar, que disputa a série G do campeonato distrital, continua a sua marcha triunfal na 1ª fase da prova e assegurou hoje, em definitivo, o primeiro lugar da classificação, ao receber e bater o vizinho Taboeira, por claros 4-0, desfazendo quaisquer dúvidas que pudesse haver quanto à atribuição do primeiro lugar. A vitória foi inteiramente justa, num jogo em que o Beira-Mar, sem deslumbrar, foi sempre superior, mas que teve na AD Taboeira um adversário que jogou o jogo pelo jogo e ofereceu réplica condigna com uma equipa que disputará, a par dos auri-negros, a série dos primeiros.
No jogo que correspondeu à 13º vitória, em 13 jogos disputados, o técnico Hugo Gonçalves, hoje o principal responsável técnico da equipa beiramarense, fez alinhar:
Paulo Pouseiro (gr) (Miguel Pais (2ª parte); Bernardo (cap) e Jorge; Miguel Anjos, Gil e Gonçalo; Adriel.
Jogaram também: Leonardo, Ricardo Lima, Didi e Marcelo.
Neste jogo com o Taboeira, que definiria o vencedor da série, os lances de bola parada, nomeadamente os cantos, revelar-se-iam decisivos no resultado final e foi desse modo que, logo aos 2', o Beira-Mar se colocaria em vantagem, mercê de um auto-golo de um jogador visitante, que desviou para a própria baliza um cabeceamento de Jorge, na sequência de um "corner" apontado na esquerda por Miguel Anjos.
O 1-0 madrugador espicaçou o adversário, que tentou responder de imediato, através da marcação de um livre directo, mas que Paulo Pouseiro desviou muito bem para canto. Seguiu-se um período de jogo repartido, mas com o Beira-Mar sempre muito mais perto do segundo golo, que poderia ter obtido por duas ou três vezes, do que a AD Taboeira do empate, que verdadeiramente nunca esteve em equação. Foi, pois, naturalmente que, aos 17', o Beira-Mar ampliou para 2-0, novamente após a marcação de um canto. Miguel Anjos está novamente na origem do lance, com a bola a ser-lhe devolvida (variante curta do canto) e o centro partir ao segundo poste, onde surgiu o cabeceamento fulgurante do "capitão" Bernardo para o fundo das redes.
A jogar quanto baste, o resultado ia-se fazendo, mas o adversário valorizava a vitória do Beira-Mar, procurando sempre a resposta, ainda que esta fosse, quase sempre, dada ao insucesso. Ainda assim, aos 18', o guardião auri-negro Pouseiro, teve uma intervenção de vulto e evitou o golo do Taboeira, defendendo excelentemente um remate do nº 17, que surgiu isolado sobre o lado direito. Mais perigoso e com outros argumentos, o Beira-Mar ia gerindo o jogo sem grande dificuldade e, em cima do apito para o descanso, Ricardo Lima elevou para 3-0, naquele que foi o mais bonito golo da manhã. A iniciativa é individual, com o camisola 5 auri-negro a evitar um adversário à entrada da área e a desferir um remate forte e colocado, com o pé esquerdo, que só fez parar a bola no fundo das malhas da baliza do Taboeira.
Na segunda parte, a feição do jogo não se alterou, maior domínio do Beira-Mar e boa resposta do Taboeira. Aos 39' e 43', Miguel Anjos tem duas boas situações para aumentar a vantagem, a primeira a passe de Adriel e a segunda, a mais incrível, falhando à boca da baliza deserta, com a bola cruzada, rasteira, da esquerda, a ser enviada caprichosamente ao poste. O nosso adversário aguentou esta maior pressão inicial dos auri-negros, na segunda parte, e viria a responder, também com duas oportunidades para encurtar distâncias, aos 50', após jogada pela esquerda e, aos 52', em lance de contra-ataque. Mais eficaz, o Beira-Mar fecharia a contagem, aos 53', num lance que começou num remate de Marcelo, após boa abertura na direita, que foi desviado para a barra, com a bola a seguir para canto. Ricardo Lima encarrega-se da sua marcação e proporciona o 4-0 a Leonardo, que faz o golo com um belo golpe de cabeça.
Era o terceiro golo obtido após marcações de pontapés de canto, mas, neste aspecto, deu para verificar que esta equipa sub-13 do SC Beira-Mar é muito forte neste tipo de lances, o que pode ser bastante útil em jogos como o de hoje, que apresentou um relvado muito encharcado e que dificultou o tipo de futebol que estamos mais habituados observar a estes jovens auri-negros.
Agora, falta fechar a 1ª fase só com vitórias e... que venha a 2ª fase!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens,grande vitoria.
Provaram mais uma vez que são uma exelente equipa.
Parabens ao Taboeira tambem que se bateram muito bem.