domingo, 30 de janeiro de 2011

INICIADOS A: Campeões de série!

SC Beira-Mar, 1 - UD Oliveirense, 0
(1-0, ao intervalo)

Com a qualificação para a 2ª fase do campeonato nacional há muito garantida, a equipa de iniciados do SC Beira-Mar partia para o jogo de hoje com a Oliveirense com outro objectivo na mente -  a conquista do 1º lugar da série C. Para tanto bastar-lhe-ia um empate na recepção à Oliveirense, que seguia na 2ª posição a 6 pontos dos auri-negros. A vitória, difícil, mas justa, assegurou, com duas jornadas ainda para disputar, esse segundo objectivo, faltando agora cumprir um terceiro - acabar a 1ª fase sem derrotas.
O jogo não foi brilhante, teve uma primeira parte equilibrada, onde o Beira-Mar foi mais eficaz, aproveitando para marcar na única grande oportunidade de golo de que dispôs, ao contrário da Oliveirense, que desperdiçou uma grande penalidade e uma etapa complementar com maior ascendente do Beira-Mar, que justificou, neste período, a vantagem final no marcador.
Sob uma arbitragem globalmente positiva do juiz aveirense Carlos Taveira, Alberto Rainho fez evoluir, no relvado principal do estádio Mário Duarte, os seguintes jogadores:
Pedro Rafael (gr); Sousa (Bruno Reis, 67'), Ricardo Pinto, Fábio (cap) e Filipe Melo; Nuno Abreu, Lucas e Tiago Ramalho (Rui, 69'); Aurélio, João Miguel (Steven, int) e Bruno Ribeiro.
Suplentes não utilizados: Canha (gr), Yusuf e Sérgio.
Apesar da entrega de todos os jogadores ao jogo, este não foi muito bem jogado durante toda a primeira parte, pautada por uma grande toada de equilíbrio e com as defesas a superiorizarem-se, quase sempre, às investidas atacantes dos adversários. O primeiro remate (fraco, por sinal) aconteceria com 21 minutos decorridos e Rafael não teve de se aplicar muito a fundo para suster a tentativa de fora da área de Emídio.
Aliás, os primeiros 35 minutos, registaram apenas dois grandes momentos. O primeiro aconteceu aos 28', quando o árbitro ordena a marcação de uma grande penalidade contra o Beira-Mar, castigando um derrube de Pedro Rafael a Pinto, que fora lançado na área do Beira-Mar, com o guardião aveirense a hesitar na saída e a chegar ligeiramente atrasado à bola. Encarregado da marcação do castigo máximo, o "capitão" Bruno, da Oliveirense, rematou colocado mas permitiu a defesa, com uma boa estirada, a Pedro Rafael, que se redimiu do lance e provocou a primeira explosão de alegria nos apaniguados aveirenses. A segunda ocorreria pouco depois, aos 31', quando Bruno Ribeiro "encheu o pé", à entrada da área, e disparou um autêntico fuzil, que só parou no fundo das malhas da baliza da Oliveirense. Que grande golo! O lance do 1-0 nasceu de uma jogada de insistência de Aurélio, pela direita, ganhando a linha e cruzando atrasado, com a defesa da Oliveirense a falhar o corte e a permitir o disparo fatal ao extremo aveirense. Cumpria-se, mais uma vez, a velha máxima - quem não marca, sofre.
A história da primeira parte estava contada e, nos segundos 35 minutos, esperar-se-ia uma reacção da Oliveirense, que procurava neste jogo garantir matematicamente a qualificação para a 2ª fase. Mas foi o Beira-Mar que surgiu mais afoito e viria mesmo, ao longo desta etapa complementar, a justificar a vitória conseguida. As oportunidades de golo que não se viram na primeira parte, aconteceram, agora, em número mais do que suficiente para ter feito funcionar de novo o marcador.
A primeira surgiu, aos 45', num lance de laboratório, com duas simulações sucessivas após a marcação de um canto, na direita, a permitirem a Aurélio um disparo em posição frontal, à entrada da área, detido por uma intervenção de recurso, feita com o pé, do guardião Fernando, recém-entrado ao intervalo. Foi também na sequência de outro pontapé de canto, desta feita na esquerda, batido por Bruno Ribeiro, que Steven, lançado após o descanso por Alberto Raínho, esteve muito perto de fazer o segundo golo, mas o seu remate, aproveitando uma sobra de bola na pequena área, saiu ao lado.
Mas não era só de bola parada que o Beira-Mar criava perigo. Aos 51', numa jogada de contra-ataque rápido, Sousa lança Aurélio, que, em velocidade, ultrapassa o seu opositor mais directo, isola-se e, apenas com Fernando pela frente, desvia do guardião oliveirense, mas a bola vai bater caprichosamente no poste, ressaltando afortunadamente para o alívio para canto de um defesa visitante. Na marcação do canto, efectuada por Bruno Ribeiro, surge Fábio ao segundo poste e, de cabeça, fica outra vez muito perto do golo.
Nesta altura o Beira-Mar tomava conta da partida, a qualidade do seu futebol tinha melhorado e o segundo golo já se justificava. Ele poderia ter acontecido, aos 55', numa boa incursão de Steven pela esquerda, com um excelente cruzamento para o segundo poste, onde surgiu solto Aurélio, a cabecear contra um defesa, que, mais uma vez, evitou o golo da tranquilidade para o Beira-Mar.
A Oliveirense continuava a não criar perigo, apesar do querer posto em todos os lances pelos seus jogadores, faltavam-lhe argumentos para ultrapassar a boa organização defensiva da equipa auri-negra. Apenas aos 66', na sequência de um livre marcado sobre o lado direito, se assistiu a alguma emoção junto à baliza à guarda de Pedro Rafael, com a bola a sobrevoar toda a área aveirense e a sair junto ao poste mais distante sem que ninguém lhe tocasse. Nos minutos finais, os forasteiros, na crença da possibilidade do golo surgir de um ressalto ou uma bola parada, fizeram um último "forcing", mas as suas iniciativas morriam quase sempre à nascença.
O jogo terminava, com uma vitória merecida para os da casa, que continuam sem perder no campeonato e alcançaram já dois importantes objectivos. Curiosamente, mesmo perdendo, a Oliveirense também assegurou hoje a qualificação para a 2ª fase, fruto do empate cedido em casa pelo Anadia. Saíram, pois, todos satisfeitos. Que façam uma boa 2ª fase!

8 comentários:

Ricardo Pinheiro disse...

Parabens aos misteres Rainho e João Amaral!
Quando se trabalha bem,quando se acredita, os resultados aparecem.
Pararens tambem aos atletas e aos pais.
Grande abraço,
RP

Anónimo disse...

Quero felicitar toda a equipe do Beira-Mar , deste os técnicos aos próprios jogadores , por quem de inicio nao davam nada , e que agora estão muito perto de fazer história pelos Iniciados.
Um grande abraço e parabéns a todos !

Anónimo disse...

parabens a todo o grupo que compoe a equipa de iniciados A(jogadores,treinadores,directores e pais) e em muito especial a alguem que nao estando ligado ao Beira-Mar desde a epoca passada muito ajudou na entrada de atletas que teem sido muito importantes na equipa,para ele um grande abraço.

Anónimo disse...

Gostava de saber quem é essa pessoa que já não está no clube que trouxe jogadores importantes.
Parabens a todo o grupo.

Anónimo disse...

Boa tarde,ja vi que nao me expliquei bem e isso esta a causar alguma confusao,nao estou a falar de ninguem que deixou o clube na epoca passada mas sim de alguem sem estar ligado ao clube e tanto na epoca passada como nesta falou aos treinadores de alguns atletas que teem ajudado a equipa,so falei nisto porque pelos vistos duvidavam do valor de todo o plantel do vosso clube.mais uma vez parabens a todos, boa sorte para o futuro e as minhas desculpas pela confusao criada

Anónimo disse...

nunca ninguem do beira-mar duvidou do seu plantel de iniciados e tirando os treinadores,directores e coordenação ninguem mais sugeriu ou aconselhou jogadores para os iniciados,isto é fruto de trabalho de prospecção das pessoas de dentro do beira-mar trabalham em prol do seu clube.
Se o beira-mar não acreditasse nestes jogadores que vieram não os tinham ido buscar.
Mas já agora se eu estiver enganado diga o nome dessa pessoa, não faz mal nenhum

Paulo Martins disse...

Parabens a tudo o grupo, jogadores , treinadores, directores,academia,pais e anonimos que trabalham em prol deste clube.Força academia.
Força Beira-Mar
P.A.

Anónimo disse...

Att. Exma Direcção do S.C.Beira Mar

Grupo espectacular!
"miudos e graudos"

Não os deixem demotivar! Caso contrario eles fogem.....
São de Aveiro e não custam nada....
Aproveitem e façam para a proxima epoca duas (2) equipas de Juvenis.
Apostem na juventude...
......