quarta-feira, 2 de março de 2011

Agenda fim-de-semana: Infantis A jogam liderança

Chegados, na última jornada, ao comando isolado do campeonato distrital de infantis A, os comandados de Ricardo Pinheiro não podem adormecer à sombra desse acontecimento e, para os despertar, aí está mais um jogo de alta "voltagem" no próximo fim-de-semana. Com efeito, o destaque da jornada vai para o Beira-Mar-Taboeira, 1º e 2º classificados da prova, com uma vantagem de 3 pontos para os auri-negros, que somam vitórias em todos os jogos até agora disputados, resultados que lhes conferiram a liderança que procurarão defender no jogo do próximo sábado.
Com ambos os campeonatos nacionais (juniores e iniciados) parados, são 11 os jogos que compõem a agenda completa da jornada, que pode, agora, consultar no quadro que segue:

Análise prévia da jornada

JUNIORES B: "À terceira é de vez" ou "não há duas sem três", qual destes aforismos se aplicará ao 3º jogo que a equipa do Beira-Mar disputará em casa, em mais uma jornada do campeonato distrital? Pela nossa parte, esperemos que seja o primeiro e que, após as duas derrotas caseiras anteriores, o jogo face ao Paços de Brandão traga, finalmente, o primeiro triunfo intra-muros dos sub-19 aveirenses. Bem necessários seriam os 3 pontos em disputa, já que dariam a melhor sequência ao bom jogo realizado em São João da Madeira e impulsionariam a equipa para uma posição mais confortável na tabela classificativa.
INICIADOS B: A deslocação ao terreno do líder do campeonato distrital e forte candidato à subida ao "nacional" não é, sem dúvida, o melhor jogo para reabilitar a equipa de Edmundo Ferreira em termos de resultados. Na verdade, a equipa do Beira-Mar não venceu nenhum dos 3 últimos jogos, série durante a qual não marcou também nenhum golo, mas, como os grandes desafios são aqueles que trazem maior motivação, pode acontecer que o jogo da Gafanha revele uma boa surpresa e a equipa aveirense possa materializar em golos o bom futebol que tem praticado.
INFANTIS A: Ultrapassado que foi, com distinção, na última jornada, o primeiro de três difíceis obstáculos que a equipa do Beira-Mar, que disputa a série dos primeiros, tem de enfrentar em 3 jogos consecutivos, segue-se o compromisso com o Taboeira, segundo classificado no campeonato distrital, à distância de 3 pontos dos auri-negros. A vitória clara obtida em São João da Madeira abre boas perspectivas para o encontro de sábado, onde o Beira-Mar parte como favorito (venceu os dois "derbis" da 1ª fase), mas com a certeza que só com muita aplicação e concentração poderá levar de vencida o seu adversário.
Jogo também muito interessante aquele que se disputará na Gafanha, da série F, dos últimos. Na verdade, Beira-Mar e Gafanha seguem ambos no comando, contando por vitórias todos os 4 jogos que já disputaram. Joga-se, portanto, a liderança da série e o Beira-Mar, também, a inviolabilidade das suas redes, uma vez que ainda não sofreu golos nesta 2ª fase. Acreditamos e apostamos numa vitória da nossa equipa, mas este será, porventura, o jogo mais difícil que os auri-negros disputarão nesta fase da prova.
INFANTIS B: A equipa de João e Pedro Teles viaja até ao terreno de uma das equipas que, à partida, era tida como uma das candidatas ao título de campeão distrital. No entanto, uma falsa partida da Casa do Benfica em Estarreja, que concedeu duas derrotas nas duas primeiras jornadas, atrasaram os "encarnados", que correm, agora, atrás do "prejuízo". E a verdade é que já levam uma série de 3 vitórias consecutivas, pelo que os aveirenses encontrarão o seu adversário numa fase de recuperação. Separados por apenas um ponto na tabela classificativa, com vantagem para o Beira-Mar, que, é bom lembrar, ainda só perdeu com o líder  Feirense, o jogo é de grau de dificuldade elevado para a nossa equipa, mas os benfiquistas de Estarreja também não terão a vida facilitada.
BENJAMINS A: Um dos 3 confrontos entre Beira-Mar e Gafanha que ocorrerão no próximo fim-de-semana terá lugar neste escalão. E é um jogo em que estará em disputa a liderança da série F, comandada pelo GD Gafanha, mas com os aveirenses apenas a 3 pontos de distância, o que significa que, em caso de vitória dos comandados de João Paulo, o Beira-Mar passaria para 1º lugar. Bons motivos de interesse, pois, para este jogo.
Na outra partida deste escalão, o Beira-Mar, que segue isolado no comando da série G, desloca-se ao terreno do Barroca para uma partida onde, no plano teórico, é favorito. Mas como as coisas no futebol não são, às vezes, tão evidentes como as pessoas as querem fazer e há muitas variáveis em equação que escapam a quem está por fora, teremos de aguardar pelo final do jogo para vermos confirmado o favoritismo atribuído aos aveirenses.
BENJAMINS B: Na série dos primeiros, a equipa do Beira-Mar, que ainda não perdeu na 2ª fase (2 vitórias e 2 empates), defende essa invencibilidade em Cucujães, onde mora um dos dois comandantes do campeonato distrital. Apesar de ocupar actualmente o 5º lugar da classificação, os auri-negros distam apenas 2 pontos da liderança, repartida por Feirense e Cucujães. Ou seja, uma vitória da equipa de Paulo Martins, no próximo sábado, em Cucujães, provocaria uma ultrapassagem ao seu adversário e um melhor posicionamento na tabela classificativa, onde tudo permanece em aberto.
Na série D, dos últimos, há derbi aveirense, que ocorrerá, precisamente, após um outro que colocará frente a frente as equipas de infantis A de Beira-Mar e Taboeira. Bons motivos para passar a tarde do próximo sábado no campo do Seminário, onde a equipa "B" de Paulo Martins e Jorge Vinagre, que também ainda não perdeu na 2ª fase (1 vitória e 2 empates), irá procurar somar os 3 pontos que a façam melhorar o actual 3º lugar na série.
TRAQUINAS A: Com 4 pontos a separar o 1º e o 7º classificados do campeonato distrital, esta prova é, porventura, a mais equilibrada de todas aquelas que a AF Aveiro organiza e onde tudo pode acontecer. Isso mesmo se pode aplicar à recepção que a equipa de Daniel Esteves fará ao Anta, num jogo onde a conhecida qualidade dos auri-negros medirá forças com "Os Baixinhos", uma escola que faz da formação uma das mais fortes apostas em todo o distrito de Aveiro. Separadas por apenas 1 ponto, com vantagem para os antenses, este será, com toda a certeza, um jogo muito equilibrado e onde a emoção tomará conta de todos até ao final.
TRAQUINAS B: De regresso ao Campo do Seminário, onde ainda não perderam, e depois do primeiro ponto conquistado fora, os pequenos atletas orientados por Sérgio Ferreira têm, no jogo com a Oliveirense, último classificado da série D do torneio distrital, uma boa oportunidade para somarem mais uma vitória. Muita aplicação, entusiasmo e alegria é que não faltarão, disso estamos seguros.

Sem comentários: