quinta-feira, 10 de março de 2011

Agenda fim-de-semana: Iniciados recebem FC Porto!

A jornada do próximo fim-de-semana está marcada pelo jogo grande da manhã de domingo, que terá lugar no relvado principal do estádio Mário Duarte e que oporá as equipas de iniciados do Beira-Mar e do FC Porto, que, até agora, têm tido um percurso semelhante no campeonato nacional, onde ainda não perderam na presente época.
Também no futebol de 7 o programa nos reserva outro jogo de grande importância, com a equipa dos infantis A a deslocar-se até à Feira na condição de líder do campeonato distrital para jogar mais uma cartada crucial na luta pelos seus objectivos.
Com o regresso também do campeonato nacional de juniores da 2ª divisão, após um mês de interregno, são 13 os jogos que compõem a agenda completa do fim-de-semana, que poderá conferir de seguida:

Análise prévia da jornada:

JUNIORES A: Após uma longa paragem de um mês e depois de um final de 1ª fase onde a equipa auri-negra se viu ingloriamente afastada da fase de subida de divisão, tem início, no próximo sábado, a 2ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão, onde o Beira-Mar jogará a manutenção neste escalão secundário. Entre os 8 participantes da série B, 4 descerão aos campeonatos distritais, com a equipa de António Luís a partir para esta fase estando 8 pontos acima da "linha de água". A 1ª jornada leva a equipa aveirense ao terreno do Tourizense, um adversário que também está acima dessa mesma "linha de água", mas apenas com 4 pontos de "folga", sendo, por isso, um jogo de vital importância para as suas pretensões e um claro sinal das dificuldades que a nossa equipa irá encontrar. É curioso que, na 1ª fase, o factor-casa jogou ao contrário, com o Beira-Mar a ganhar em Touriz e o Tourizense a vencer em Aveiro. Ir-se-á repetir a tendência? Esperemos que sim...
JUNIORES B: As vitórias alcançadas nas 2 últimas jornadas catapultaram a equipa do Beira-Mar para um lugar (4º) dentro dos objectivos que tem nesta 2ª fase do campeonato distrital e é na defesa dessa posição que a deslocação ao terreno do Milheiroense se reveste da maior importância. O nosso adversário da próxima jornada está 3 pontos atrás e luta pelos mesmos objectivos, mas, dos 3 jogos que já realizou em casa, ainda não venceu nenhum. Pelo contrário, a equipa auri-negra venceu nas duas vezes que jogou como visitante, ficando todos nós à espera que "não haja duas sem três"...
INICIADOS A: O Beira-Mar - FC Porto da próxima jornada é o jogo grande do cartaz do fim-de-semana e é uma daquelas partidas em que qualquer jogador gostaria de participar, independentemente do resultado que vier a verificar-se. Até porque a equipa auri-negra, que até agora tem um percurso idêntico ao dos jovens "azuis e brancos" (vencedores destacado das respectivas séries, com 2 empates apenas cedidos e triunfadores na 1ª jornada da 2ª fase), está consciente do favoritismo que é atribuído ao seu adversário e que este é um dos jogos em que "tudo o que vier à rede é peixe". E, tratando-se de um jogo de futebol, porque não uma surpresa?
INICIADOS B: Depois de na última jornada ter enfrentado o Gafanha, líder do campeonato distrital, cabe agora à equipa de Edmundo Ferreira receber o vice-líder Fiães, outro dos pretendentes à subida ao "nacional" da categoria. Não é um dos jogos mais indicados para regressar às vitórias, que andam fugidias desde há 4 jornadas, mas é nas maiores dificuldades que se revela o verdadeiro carácter dos jogadores de uma equipa. Ficamos à espera dessa demonstração.
INFANTIS A: No Feirense-Beira-Mar do próximo sábado, e apesar de apenas estar cumprido um terço do campeonato, joga-se muito do futuro destas equipas na prova distrital. A maior pressão está, contudo, do lado dos "fogaceiros", que, em caso de derrota, ficariam a 8 pontos dos auri-negros e hipotecariam, praticamente em definitivo, as suas possibilidades de chegar ao título distrital. Pelo contrário, os aveirenses vão para este jogo sabendo que, aconteça o que acontecer, manterão o comando da prova, ainda que, em caso de derrota, permitiriam à equipa da Feira reentrar na corrida. Mas, de uma equipa que leva 20 vitórias em 20 jogos disputados, é sempre o triunfo o resultado que mais se espera.
Após o surpreendente desaire da última jornada, a equipa "B" recebe o Valonguense para mais um jogo em que é favorita e onde procurará demonstrar que a derrota sofrida na Gafanha foi um mero acidente de percurso.
INFANTIS B: Também a equipa de Pedro e João Teles procurará regressar às vitórias, após empate e derrota nas duas últimas jornadas. A recepção à Sanjoanense, equipa que conta duas derrotas nas duas deslocações já efectuadas e tem menos 4 pontos que os auri-negros, parece ser um jogo indicado para isso, mas já se viu que, nesta fase, todos os jogos são de grau de dificuldade elevado e só um Beira-Mar ao seu melhor nível poderá chegar aos 3 pontos em disputa.
BENJAMINS A: Com as duas equipas já na liderança das respectivas séries, o jogo da série F é o que se afigura de grau de dificuldade mais elevado. Com efeito, na visita ao terreno do Beira-Vouga, co-líder da prova a par dos auri-negros e do GD Gafanha, joga-se o 1º lugar da classificação, que poderá cair para qualquer um dos contendores, numa partida que se perspectiva equilibrada.
Já na série G, a recepção ao Vaguense configura uma tarefa mais acessível no plano teórico, mas só a demonstração em campo do favoritismo que lhes é atribuído poderá levar os auri-negros à conquista de mais 3 pontos.
BENJAMINS B: Depois de uma valiosa vitória alcançada na deslocação a Cucujães, que guindou a equipa de Paulo Martins ao 3º lugar do campeonato distrital, o jogo com o Paramos, a realizar no campo do Seminário, terá como objectivo a consolidação dessa posição conquistada na última jornada e ainda, se os adversários assim o permitirem, espreitar o ataque aos dois lugares mais da frente.
Na série dos últimos, a equipa "B" desloca-se a Sever do Vouga para defrontar o último classificado da série D, o Mini Foot, procurando o regresso às vitórias que lhes fugiram nas duas últimas jornadas.
TRAQUINAS A: Num campeonato onde 5 pontos apenas separam 1º e 7º classificados, uma vitória atrás de outra vitória pode levar uma equipa a dar um salto importante na classificação. Tendo ganho na última jornada, em casa, a equipa de Daniel Esteves, apesar da deslocação do próximo domingo, tem todas as condições para alcançar segundo triunfo consecutivo e melhorar a sua posição actual. Com efeito, a Oliveirense, próximo adversário dos aveirenses, soma por derrotas todos os jogos já disputados e segue no último lugar da classificação. Ao Beira-Mar, só falta passar à prática o favoritismo que tem no papel.
TRAQUINAS B: De visita ao terreno do Avanca, líder da série C do torneio distrital, a equipa orientada por Sérgio Ferreira vai encontrar um adversário que ainda não perdeu na prova e que, nos dois jogos realizados em casa, aplicou a mesma marca aos seus opositores - 7-1! Muitas dificuldades, portanto, estão à espera dos pequenos auri-negros, que, em processo de aprendizagem, deverão aproveitar estes jogos com adversários teoricamente superiores para darem mais um passo em frente na sua formação.

Sem comentários: