sábado, 12 de março de 2011

INICIADOS B: Golo madrugador foi decisivo

SC Beira-Mar, 0 - Fiães SC, 1
(0-1, ao intervalo)

Um golo, logo aos 4 minutos, foi suficiente para que o Fiães levasse de vencida esta manhã, no relvado secundário do estádio Mário Duarte, a equipa do SC Beira-Mar, num jogo equilibrado, disputado a um ritmo não muito intenso, mas onde a formação auri-negra, ainda assim, não merecia sair derrotada. Com esta vitória, a equipa visitante manteve intactas as aspirações ao título de campeão distrital de iniciados da 1ª divisão, enquanto que os aveirenses levam já 5 jogos consecutivos sem vencer.
Edmundo Ferreira apresentou a seguinte equipa, numa manhã de chuva, mas com o estado do terreno a apresentar-se em boas condições:
João Pedro (gr); Miguel, João Neves (cap), Nuno Silva e Ricardo Mango; Nuno Regêncio (Rafa, int), Rui Ladeiro (Bruno, int) e André (João Gonçalves, 56'); Gi (Lâne, 56'), Manu e Marcos.
Suplentes não utilizados: Canha (gr); Marcos Dias e Gonçalo Ladeiro.
Ainda nenhuma das equipas tinha feito algo que o justificasse e já o Fiães se adiantava no marcador, aproveitando a marcação de um pontapé de canto e a passividade da defensiva da casa para, de cabeça, chegar ao 0-1.
Este lance marcaria a primeira parte do jogo, jogada a um ritmo lento e com poucas oportunidades de golo, mas onde o Beira-Mar esteve sempre mais perto da baliza do seu adversário. Manu esteve em evidência neste período de jogo e, por duas vezes, ameaçou o golo. Aos 19', a tentativa foi feita de fora da área e a bola não passou muito longe do alvo, para, aos 25', chegar ligeiramente atrasado a uma solicitação de Nuno Silva, deixando-se antecipar pelo guardião do Fiães. No minuto anterior, uma boa iniciativa do "capitão" da equipa visitante tinha criado muito perigo para a baliza de João Pedro, valendo na circunstância Nuno Silva, que desarmou o adversário no momento do remate.
Antes de as equipas recolherem aos balneários, destaque para um lance de insistência, aos 32', em que Marcos esteve muito perto do empate, rematando forte, muito perto do poste direito, após a bola já ter andado a rondar a zona de perigo da baliza do Fiães.
A segunda parte desenrolou-se de novo numa toada lenta, mas sempre com o Beira-Mar na procura de chegar ao empate, apesar de apenas, aos 51', ter tido a primeira oportunidade para isso. Foi, de facto, uma grande oportunidade de golo, a dar um safanão na modorra em que tinha caído o encontro. Pena foi que André não tivesse concretizado, quando, na cara do guardião visitante e após uma transição ofensiva, rematou de primeira mas à figura deste. Pouco depois, aos 53', novo lance de perigo por parte do Beira-Mar e novamente com André na jogada, chegando ligeiramente atrasado a um passe a rasgar de Manu e deixando-se antecipar pelo guarda-redes contrário.
O tempo passava, as forças iam faltando e o Fiães conseguia guardar a vantagem, mantendo, quase sempre, o Beira-Mar longe das zonas de perigo. Estava guardada, no entanto, uma parte final de jogo bastante empolgante. Aos 67', o guardião do Fiães nega o empate a Miguel, fazendo a defesa da manhã e desviando para canto um potente remate, desferido do meio da "rua", que levava o selo de golo.
Balanceado na procura da igualdade, o Beira-Mar quase era surpreendido, aos 69', numa jogada de contra-ataque que apanha a equipa auri-negra completamente descompensada, valendo a fraca pontaria do jogador nº 6 do Fiães, que, completamente isolado, atirou ao lado do poste esquerdo da baliza de João Pedro. O último lance digno de registo pertenceria aos aveirenses, numa boa iniciativa de Lâne pela direita, desfazendo-se do seu opositor e cruzando rasteiro para a área, onde foi mais lesta a defensiva forasteira, que esconjurou o perigo.
O jogo, bem arbitrado, terminaria pouco depois e o "filme" repetir-se-ia, saindo imerecidamente derrotada a equipa do Beira-Mar, que, mais uma vez, em nada se mostrou inferior ao seu opositor, mas que tarda em encontrar o caminho da baliza.

Sem comentários: