segunda-feira, 24 de outubro de 2011

INICIADOS A: Vitória justa em jogo de fraca qualidade

GD Gafanha, 0 - SC Beira-Mar, 1
(0-1, ao intervalo)

O SC Beira-Mar ultrapassou um difícil obstáculo ao vencer na sua deslocação ao Complexo Desportivo do GD Gafanha, impondo-se à equipa vizinha, este ano promovida ao campeonato nacional de iniciados, por um tangencial 0-1. Foi um jogo nem sempre bem jogado, valendo a entrega posta em campo pelos atletas de ambas as equipas, que tiveram no forte vento que se fez sentir um problema adicional e que pode servir de atenuante para a fraca qualidade de jogo exibida.
Entrou melhor o Beira-Mar, tentando jogar no meio-campo do adversário, que procurava explorar o vento que tinha a seu favor, através de um futebol directo para os seus jogadores mais adiantados. O primeiro sinal de perigo foi dado pelos aveirenses, numa jogada de Jorge, conduzida pela esquerda, com o extremo auri-negro a assistir André, já dentro da área, valendo a defesa do guardião Marco, primeiro, e a intervenção do defesa Bernardo, na recarga, para impedir o primeiro golo da partida.
Mas o Gafanha respondeu e teve a seguir a primeira e única verdadeira oportunidade para marcar durante toda a partida. O lance até começa num mau atraso para o guarda-redes auri-negro Diogo, com Johnny a intrometer-se, a driblar o guardião aveirense, mas a adiantar em demasia a bola, que acabou por sair pela linha de fundo.
Sem jogar bem, o Beira-Mar ia dominando a meio-campo, com uma boa oposição do GD Gafanha, até que, aos 27', aconteceu o momento do jogo, num remate de Rui Ladeiro, desferido de fora da área e pleno de colocação, que fez entrar a bola ao ângulo superior direito do ex-guardião auri-negro Marco, que não teve hipótese de defesa. As equipas recolheram às cabinas com o 0-1 no marcador, indo para intervalo a ganhar aquela que mais o tinha justificado.
A equipa de João Amaral voltou a entrar melhor na etapa complementar, desta vez com o vento a favor e fazendo uma boa gestão do tempo, do controlo da bola, que circulava mais e melhor e do resultado, ainda que não largasse de vista a hipótese de o ampliar. E isso esteve mesmo para acontecer logo no início, com Jorge a levar o pânico à área contrária, com a bola a sobrar para Marcos, que cruza para Regêncio, de cabeça, proporcionar uma defesa segura a Marco, que, pouco depois, repetiu a proeza face a outro cabeceamento, desta feita de Jorge.
A equipa da casa raramente chegava perto da baliza de Diogo e o guardião aveirense só tocava na bola para recolher lançamentos longos e inofensivos que se perdiam nas suas mãos. Pelo contrário, os auri-negros voltaram a dispor de nova situação de perigo, num lance de superioridade numérica (Marcos e Jorge contra um defensor da Gafanha), com o primeiro a desferir um remate muito forte e o segundo a chegar tarde para a emenda.
Com a diferença tangencial a manter-se, o que faz sempre acreditar à equipa que está em desvantagem, no final assistiu-se à esperada e normal reacção do GD Gafanha, mas a verdade é que Diogo só por uma vez se teve de aplicar, desviando com uma "sapatada" para canto um cruzamento traiçoeiro de Serginho.
Numa partida que valeu mais pela emoção do resultado do que pela qualidade do futebol praticado, a vitória do Beira-Mar acaba por ser inteiramente justa, pois foi a equipa que, sem jogar muito bem, mostrou a personalidade que um líder deve ter e ainda segurança, entrega e espírito de sacrifício.
Tal como as duas equipas em confronto, também a 3ª equipa, a de arbitragem, chefiada pelo Sr. António Resende, da AF Aveiro, não esteve ao melhor nível, errando no capítulo técnico como no disciplinar e mostrando uma dualidade de critérios que prejudicou o Beira-Mar.
A liderança da série C do campeonato nacional de iniciados foi segurada, neste jogo, por:
Diogo (gr); Gi, Ramon, Nuno Silva e Ricardo Mango; Nuno Regêncio, João Neves (cap) (Rafa, 55'), Rui Ladeiro e André Santos (Lane, 60'); Jorge e Marcos Franco.
Suplentes não utilizados: João Pedro (gr), Nuno Aparício, Bruno Matos, João Gonçalves e Manú.

Sem comentários: