segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Balanço da jornada: Contra o FC Porto, juvenis só não resistiram às más decisões da arbitragem

Não é muito comum dar destaque a uma derrota, mas os sub-17 auri-negros, que disputam o campeonato nacional, bem o merecem, pelo que tiveram de sofrer no final polémico do jogo que disputaram no Olival contra o "gigante" FC Porto. Só no derradeiro minuto do encontro os comandados de Aguinaldo Melo se viram atirados para o fosso da derrota, através de um penalty "fantasma" que transformou um suado empate, que seria um justo prémio para o empenho e combatividade dos nossos atletas, numa vitória (2-1) azul-e-branca que tem o selo da mentira e da vergonha.
No campeonato nacional de juniores da 2ª divisão, a nossa equipa confirmou o bom momento que atravessa e goleou (5-0) na recepção ao Lourosa, exibindo agora uma série de 5 jogos consecutivos sem conhecer a derrota (4 vitórias e 1 empate). Esta sequência de resultados positivos coloca já a formação orientada por António Luis e Flávio Almeida com o mesmo número de pontos do 3º classificado da série B, o que vale por dizer que os auri-negros estão na luta directa pelo apuramento para a fase de subida. Em sentido contrário, no campeonato distrital de juniores da 1ª divisão, os auri-negros viram-se goleados em casa pelo Anadia (1-5) e permaneceram no último lugar da Zona Sul.
Dupla vitória no escalão de iniciados, com a equipa do nacional a regressar às vitórias na sua deslocação à Guarda, onde ganhou claramente por 0-3, cimentando a 2ª posição da série C (tem 6 pontos de vantagem sobre o 3º posicionado), onde se começam a clarificar as contas da passagem à 2ª fase da prova (Taboeira e Beira-Mar assumem-se como os principais favoritos). Por sua vez, os iniciados B (sub-14) ascenderam ao 2º lugar, isolados, da Zona Sul do campeonato distrital da 1ª divisão, fruto de mais uma vitória (2-0 sobre a Oliveirense) onde evidenciaram, sobretudo no segundo tempo, a coesão de um grupo desfeito no final da temporada passada e que teve de se construir de novo. O apuramento para a série dos primeiros ficou mais perto, o que é um feito notável, se tivermos em consideração que, nas 11 jornadas já disputadas, apenas competiram atletas de 1º ano.
Fechando o balanço das equipas de futebol de 11, os juvenis B voltam a não depender de si próprios para se apurarem para a série dos primeiros, na 2ª fase do campeonato distrital da 2ª divisão, depois de cederem um empate (2-2) no terreno do Valonguense. Os auri-negros estiveram com uma boa vantagem (0-2, ao intervalo), mas foram surpreendidos no segundo tempo e agora, para além de não terem praticamente nenhuma margem de erro, necessitam de resultados favoráveis de terceiros para alcançar os objectivos propostos.
No futebol de 7, a jornada começou da melhor maneira, na manhã de sábado, com os infantis A (série G) a vencerem em terreno alheio a formação do Taboeira (1-2) e a deixarem a questão do apuramento reduzida a um duelo com o Avanca. No entanto, da parte da tarde as coisas passar-se-iam de forma distinta, e os nossos rivais "vingaram" a derrota da manhã e vieram ao campo do Seminário impor-se aos auri-negros, por 2-4, apeando a equipa dos irmãos Teles do 1º lugar da série H, onde agora são lideres e têm toda a vantagem. Pouco depois, seriam os infantis B a complicar também as contas da série G, sendo surpreendidos na recepção ao Fermentelos, com a equipa da pateira a impor-se por claros 2-5. A equipa de João Paulo foi também apeada da liderança, onde agora se instalou o seu adversário do jogo de sábado.
Uma nota de relevo para a excelente vitória (2-4) dos traquinas B no terreno do Mourisquense, que era o anterior líder da série C do torneio distrital da AFA. Com este resultado, os auri-negros repartem agora o 1º lugar da prova com o mesmo número de pontos do Valonguense. Também os benjamins B, na série G, estiveram em destaque, ao alcançarem a sua primeira vitória na recepção ao Águeda (6-3), aproveitando a folga da equipa "A" para se apresentar com um grupo misto e que se revelou bastante mais forte.
Nos restantes encontros confirmaram-se os resultados favoráveis às equipas tidas como mais fortes, não se registando, neste capítulo, qualquer surpresa. Ainda assim, os benjamins A não deixaram de apanhar um susto, acabando por vencer o Mini Foot, último classificado da série G, por 6-3, mas apenas na parte final do jogo. Nos traquinas A, vitória natural dos auri-negros na série F, onde fizeram valer o seu estatuto de lideres para se imporem, por 4-2, na recepção Estarreja. Normal foi também a derrota da nossa equipa na série G, batida por 7-1 na deslocação à Gafanha.
Segue o quadro completo dos resultados verificados na jornada, num balanço que contou com 8 vitórias, 1 empate e 5 derrotas:

Sem comentários: