domingo, 6 de novembro de 2011

JUNIORES B: Não há fome que não dê em fartura

SC Beira-Mar, 4 - AA Avanca, 0
(2-0, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar, que disputa o campeonato distrital da 1ª divisão, alcançou no passado sábado, no relvado secundário do estádio Mário Duarte, a segunda vitória na prova, ao bater o Avanca por 4-0, marcando mais golos neste jogo do que em todas as 8 jornadas anteriores. A vitória foi inteiramente merecida, num jogo aberto, que teve uma primeira parte em que o Beira-Mar se superiorizou e dispôs de mais e melhores oportunidades (marcou por 2 vezes), para no segundo tempo entregar a iniciativa do jogo ao seu adversário, passando, então, a explorar os espaços concedidos para continuar a criar jogadas de muito perigo, que se traduziram em mais 2 golos e que confirmaram a goleada. Tiago Azevedo, com um "hat-trick" e João Ferreira com um golo de "bandeira", protagonizaram os momentos mais escaldantes do encontro.
O jogo teve um início diabólico e qualquer das equipas se poderia ter adiantado no marcador. O Avanca, logo no primeiro minuto, na sequência de um pontapé de canto em que a bola vai ao poste da baliza defendida pelo "capitão" Cirineu. O Beira-Mar, aos 2' e 4', primeiro por Tiago Azevedo que, lançado na esquerda por Bruno, desvia para a baliza de um ângulo já um pouco apertado, vendo a bola passar muito perto do poste mais distante, depois com o mesmo jogador a cruzar para a área para uma perdida inacreditável de Rúben Oliveira, que não acertou com a baliza num remate desferido quase na pequena área e em posição frontal.
Entrou-se, de seguida, numa fase em que o futebol mostrado não exibiu muita qualidade, prevalecendo a luta e os passes sistematicamente falhados. Assim decorreu até que, aos 26', Cirineu, numa reposição de bola em jogo (o relvado, húmido, estava muito rápido) deixou Tiago Azevedo na cara do guardião do Avanca e o rápido extremo aveirense não perdoou e fez o 1-0. Inspirado, o mesmo jogador, pouco depois, aos 29', recebe um passe de Paulo Pires e, na zona central, opta pelo remate seco desferido de fora da área, que resultou no 2-0, um pouco consentido pelo guardião contrário.
Em desvantagem no marcador, o Avanca passou a ter maior iniciativa, mas continuou a ser o Beira-Mar, agora no contra-ataque, a mostrar-se a equipa mais perigosa para as redes adversárias. Apenas aos 43', num remate de muito longe desferido pelo jogador nº10, que foi ao ângulo superior esquerdo da baliza de Cirineu (pelo lado de fora), o Avanca mostrou algum perigo.
A segunda parte começou com o Beira-Mar, por 3 vezes no mesmo lance, aos 48', a estar muito perto do terceiro golo. Primeiro foi João Ferreira que, na marcação de um livre, obriga o guarda-redes a aplicar-se a fundo e, na sequência do lance, Tiago Azevedo, à boca da baliza, atira contra o  guarda-redes e, depois, com a baliza escancarada, remata muito por cima na sequência de cruzamento da direita de Bruno.
Também o Avanca ameaçou, aos 51', numa jogada de contra-ataque pela esquerda em que o nº 20 acabou por rematar em esforço para as mãos de Cirineu. Com maior iniciativa, os forasteiros procuravam reduzir distâncias e relançar o jogo, voltando a criar perigo, aos 56', na sequência da marcação de um pontapé de canto.
Mas o Beira-Mar, agora com mais espaço, explorava as transições rápidas e mostrava-se muito perigoso neste tipo de lances. Exemplo disso foi uma jogada finalizada por João Ferreira, aos 58', em que o jogador auri-negro ficou bem enquadrado com a baliza mas rematou em arco um pouco por cima. Mais tarde, aos 65', foi João Pereira a ganhar uma bola na zona defensiva do Avanca e, progredindo para a baliza com um adversário à ilharga, acabou por rematar para as mãos do guarda-redes.
O jogo estava aberto e, aos 67', foi a vez do Avanca ganhar uma bola em zona recuada aveirense e dispor de uma boa oportunidade para marcar, acabando o jogador que se isolou por atirar por cima do travessão. O momento do jogo chegou pouco depois, aos 69' e, com ele, a decisão definitiva sobre o vencedor da partida. João Ferreira, num momento de inspiração, arranca um remate pleno de força e colocação, a cerca de 25 metros da baliza, e não dá quaisquer hipóteses de defesa ao guardião contrário, impotente para evitar o 3-0 mais tranquilizador. A goleada seria consumada no minuto seguinte, com Tiago Azevedo a fazer o sempre apetecido "hat-trick", através de um remate cruzado da esquerda que fixou o resultado final em 4-0.
Até final, tempo ainda para a estreia oficial do juvenil Junior Bangura com a camisola do SC Beira-Mar e para uma grande perdida de Duílio, aos 78', quando, completamente isolado e com tempo para tudo, atirou para as mãos do guarda-redes adversário.
O jogo teve uma boa arbitragem e, para a história, ficam os protagonistas auri-negros:
Cirineu (gr e cap); Teixeira, Gui, João Rafael e Bruno Filipe; Paulo Pires, Francisco, João Pereira e Rúben Oliveira (Duílio, 66'); João Ferreira e Tiago Azevedo (Junior, 80').

Sem comentários: