sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Agenda do fim-de-semana: Juniores enfrentam nova "final"

Com os diferentes campeonatos a atravessarem um tempo em que praticamente está tudo decidido relativamente ao que é esperado pelas diversas equipas na 2ª fase das provas, as atenções concentram-se nos juniores, onde faltam disputar 4 jogos na 1ª fase e está tudo ainda em aberto relativamente à qualificação para a fase de subida do campeonato nacional da 2ª divisão. Depois da preciosa vitória obtida em Infesta, a formação comandada por António subiu ao 4º lugar, em igualdade pontual com o 3º classificado (Tourizense) e com o 5º (Salgueiros). No próximo sábado, no estádio Mário Duarte, defrontar-se-ão, precisamente, Beira-Mar e Salgueiros, num jogo que se espera eletrizante e de crucial importância para a definição final das contas classificativas. Será mais uma "final" que espera a equipa aveirense, que procurará, neste jogo, repetir a vitória alcançada na partida da 1ª volta.
Jogo de igual modo importante, ainda que neste escalão haja ainda uma "almofada" de conforto equivalente a 6 pontos (vantagem sobre o 3º classificado), os iniciados visitam a Oliveirense, equipa tradicionalmente difícil e que luta ainda pelo 3º lugar na série e por uma pontuação que poderá dar direito, também, à qualificação para a 2ª fase. Sem ganhar há 2 jogos consecutivos, facto único nesta temporada, a turma de João Amaral tentará, esperando-a muitas dificuldades, o regresso às vitórias  e à qualificação que se deseja tão rápida quanto possível.
Já na 2ª fase, e depois de uma falsa partida na jornada inaugural do campeonato distrital da 2ª divisão, os juvenis B procurarão, em Vale de Cambra, emendar a mão e conseguir os primeiros pontos nesta fase da prova. Não vai ser fácil, até porque o nosso adversário vai entrar moralizado pela vitória alcançada na visita ao Taboeira, mas as aspirações que os auri-negros têm nesta série dos primeiros também poderão funcionar como uma alavanca para a obtenção de um bom resultado.
No campeonato nacional, os juvenis já asseguraram o principal objetivo, que era a manutenção no escalão principal da categoria, pelo que a receção ao Boavista será um jogo que, não fazendo já parte dessas contas, apenas servirá para que os comandados de Aguinaldo Melo tentem ainda chegar ao 6º lugar, melhor posição a que ainda podem aspirar.
Nos campeonatos distritais da 1ª divisão de juniores e iniciados, com duas partidas para disputar na 1ª fase, a jornada reserva-nos 2 jogos em casa em que o interesse será relativo, embora por motivos diferentes. Os sub-19 estão já condenados ao mais baixo lugar na Zona Sul e a disputar, por conseguinte, a série dos últimos, enquanto que a formação de Hugo Gonçalves e Tiago Pereira tem há muito garantida a presença na série dos primeiros, podendo ainda, numa conjugação difícil, mas não impossível, de resultados, chegar ao 1º lugar nesta fase. Eixense (antepenúltimo nos juniores) e Milheiroense (penúltimo nos iniciados) são 2 adversários à medida de 2 vitórias auri-negras.
No futebol de 7, as atenções concentram-se nos traquinas A e na série F, onde os pupilos de Sérgio Ferreira recebem o Gafanha e, em caso de vitória, asseguram a presença na série dos primeiros, conferindo ao Beira-Mar um pleno na temporada 2011/2012. Na série G, os aveirenses deslocam-se ao terreno do Bom-Sucesso, num jogo em que estarão frente a frente duas equipas do fundo da tabela, uma boa oportunidade para os nossos atletas melhorarem a sua pontuação.
Nos restantes escalões que disputam campeonatos distritais, tudo está já decidido, com as nossas equipas a terem já garantida presença na série dos primeiros. Por isso, todos os jogos marcados, sendo para levar a sério, destinam-se apenas à definição de objetivos secundários. Os infantis A (série G) e os infantis B (série F) têm apenas uma equipa em ação e irão procurar, nos terrenos do Estrela Azul e do Alba, manter a invencibilidade nas respetivas provas.
Os benjamins A, na série G, protagonizam mais um dos muitos derbies aveirenses que vão acontecendo ao longo da época, com os auri-negros a receberem o Taboeira no campo do Seminário para um jogo em que partem como favoritos. Na série H, a aposta na vitória dos auri-negros é também a que reúne um maior consenso, já que o Barroca, mesmo jogando em casa, não deverá ter argumentos para  contrariar essa tendência.
Os benjamins B, na série F, disputam o seu último jogo na 1ª fase e, em caso de vitória em Eixo, como se espera, terminarão a prova contando por vitórias todos os jogos disputados. Menos favoritismo têm os aveirenses no jogo da série G, onde recebem o Bom-Sucesso, vice-lider da prova, que não deverá perder esta oportunidade para continuar na luta pelo apuramento.
Finalmente, a 2 jogos do encerramento do torneio de inverno, os traquinas B, instalados no comando da série C, deslocam-se ao Bom-Sucesso, último classificado da prova, e não deverão, também, deixar escapar este ensejo para averbarem mais 3 pontos e partirem para a derradeira jornada em posição privilegiada para triunfarem no certame.
Confira agora os 15 jogos previstos para o fim-de-semana:

Sem comentários: