domingo, 15 de janeiro de 2012

JUNIORES A: A "alma" foi... beiramarense

SC Beira-Mar, 4 - SC Salgueiros, 0
(2-0, ao intervalo)

Com dois golos em cada meio tempo, a equipa de juniores do SC Beira-Mar goleou esta tarde o SC Salgueiros, por 4-0, deixando o seu adversário para trás na luta pelo 3º lugar, onde agora apenas ficaram pontualmente igualados o Tourizense e a formação aveirense.
Tratou-se de uma vitória justa, conquistada de uma forma categórica, num jogo que deixou boas perspetivas para o futuro no que à qualificação para a fase de subida diz respeito, ainda que os resultados nos restantes jogos não nos tenham sido favoráveis.
Os auri-negros começaram por ser eficazes, perfumaram o seu futebol após o 2-0, aguentaram a reação salgueirista no início do segundo tempo, para acabarem claramente por cima, fazendo mais 2 golos e deixando outros por concretizar.
Sob uma arbitragem sem problemas do Sr. António Carlos Silva, da AF Viseu, o técnico António Luís apresentou:
Samuel (gr); Xavi, Mika (cap), Manuel Martins e Leandro (Manuel Guedes, 42'); Balacó, Mathieu (Cassamá, 56'), Bruno João e Ricardo Castro; Pité (Nanu, 67') e Ricardo Figueiredo.
Suplentes não utilizados: Cirineu (gr), Diogo Carvalho, Francisco e Rui Santos.
O jogo começou por ser de paciência para o Beira-Mar, que se deparava com um adversário que arriscava pouco e defendia com toda a equipa atrás da linha da bola. Perante tanto tacticismo, as situações de perigo escasseavam e apenas aos 7' Pité ensaiou o primeiro remate à baliza, ainda assim fraco e ao lado. Foi necessário esperar 25' para se assistir à primeira situação para golo, ocorrida na sequência da marcação de um pontapé de canto na esquerda, e o Beira-Mar não poderia ter sido mais eficaz, pois Manuel Martins recolheu nas costas do adversário a segunda bola centrada da direita e desviou à saída do guarda-redes do Salgueiros para o 1-0.
A reação do Salgueiros, que não conseguia chegar à área aveirense com a bola corrida, surgia através de bolas paradas, mas a defensiva auri-negra foi dando para as encomendas. Foram mesmo os da casa que, aos 36', à segunda oportunidade, chegaram ao segundo golo. O lance do 2-0 tem origem na esquerda, numa magistral abertura, de trivela, de Bruno João, solicitando a entrada de Ricardo Figueiredo, que ficou na cara do guardião salgueirista e não perdoou, obtendo um golo de belo efeito.
Se até aí a eficácia tinha sido de 100 por cento, o período que se seguiu, de grande qualidade por parte dos comandados de António Luís, caracterizou-se por um enorme esbanjamento das oportunidades que poderiam ter posto, desde logo, um ponto final no jogo. Pité, aos 40' e 41', é o protagonista de duas finalizações falhadas. Na primeira surge ao primeiro poste a desviar rente ao ferro um cruzamento da direita de Xavi, após jogada de antologia, com sucessivas trocas de bola entre vários dos nossos jogadores; na segunda, também com origem na direita, o nº 8 aveirense ultrapassa mesmo o guarda-redes, mas é um defesa que substitui o seu colega e evita o terceiro. Aos 42', lance de Ricardos, com Figueiredo a cruzar da esquerda e Castro a falhar no meio a possibilidade de ampliar a vantagem.
Com um resultado justo ao intervalo e uma boa exibição dos auri-negros, o início do segundo tempo mostrou uma reação salgueirista, esperada e que se traduziu logo no primeiro minuto por uma jogada que fez o perigo rondar pela primeira vez a baliza defendida por Samuel. A bola, cruzada da direita, passou toda a área, frente à baliza, sem que surgisse alguém a dar o toque final. Aos 50', o guardião aveirense é mesmo chamado a uma vistosa e decisiva intervenção para canto, desviando um remate de meia distância que levava força e direção para provocar males maiores. Este período de maior assédio salgueirista culminou, aos 53', com mais um momento de algum frisson junto à baliza auri-negra, após um lançamento de linha lateral, tipo de lances em que a equipa nortenha apostava muito, quer à direita, quer à esquerda.
O Beira-Mar, após ter resistido nesta parte inicial sem sofrer danos, sacudiu a pressão e Mathieu, aos 55', através de um remate forte e que passou muito perto do poste esquerdo, sinalizou a inversão da tendência. Com a entrada de Cassamá no jogo, os auri-negros dispuseram, pouco depois, aos 59', de mais uma boa situação para ampliar o marcador. O mesmo jogador, aos 25', após um magnífico passe de Figueiredo, fica na cara do guardião contrário, que defende com os pés e nega uma soberana oportunidade para marcar. O Beira-Mar mandava claramente no jogo e, aos 74', foi Nanu que desviou com muito perigo, ao primeiro poste, um cruzamento rasteiro da direita de Ricardo Figueiredo, após uma transição rápida.
Aos 83', grande momento no jogo! O Salgueiros conquista um livre em posição frontal, junto à linha limite da grande área e Samuel é chamado a intervir, negando o golo por duas vezes, com outras tantas defesas de categoria e mantendo a vantagem confortável da sua equipa. Foi mesmo o canto do cisne para o Salgueiros, que viu Cassamá, aos 86', fazer o 3-0, numa boa finalização de cabeça, à boca da baliza, a centro de Ricardo Figueiredo da direita e Xavi fechar a contagem, aos 89', fixando em 4-0 o resultado final também através de um cabeceamento ao segundo poste, após livre de Ricardo Castro.
Mais um passo está dado, mais uma etapa vencida, esta terceira vitória consecutiva (todas por números esclarecedores) motiva o grupo, mas mais desafios estão à espreita, a começar no próximo sábado, em Viseu. O trabalho não vai parar e esta equipa merece que acreditem nela.

Sem comentários: