domingo, 27 de maio de 2012

JUNIORES: Deportivo vence torneio de Eiras, que distinguiu Samuel como o melhor guarda-redes

SC Beira-Mar, 1 - Deportivo La Coruña, 2
(1-1, ao intervalo)

Os galegos do Real Clube Deportivo, da Corunha, foram os vencedores do torneio internacional de juniores 2012, em Eiras, ao bater na final da prova a equipa do SC Beira-Mar, que viu o seu guardião Samuel Biscaia ser premiado com o troféu destinado ao melhor guarda-redes do certame. A formação do país vizinho impôs-se por um tangencial 1-2, arrecadando, para além do 1º lugar, os troféus destinados ao melhor marcador e ao melhor jogador do torneio.
Com um forte coletivo e recheada de bons valores individuais, que privilegiam a posse de bola, a turma espanhola viu o seu adversário dar-lhe a iniciativa do jogo, procurando os aurinegros apostar em transições rápidas após a recuperação da bola. O jogo tornou-se muito tático e as oportunidades de perigo junto das balizas foram coisa rara. Poder-se-á dizer até que foi com alguma surpresa que, aos 16', o Deportivo chegou à vantagem, num remate enrolado à entrada da área, que sofreu um desvio e traiu o guardião Samuel.
Este golo mexeu um pouco com o jogo e, aos 22', na sequência de uma boa jogada de ataque, os galegos viram Samuel negar-lhes o segundo golo com uma excelente defesa. Do lado do Beira-Mar, apenas um remate de Marc e outro de Cassamá quebraram a maior iniciativa do Deportivo.
Contudo, no último quarto de hora, os aveirenses assumiram mais o jogo, foram para cima do adversário e, no espaço de um minuto (39' e 40') a igualdade poderia ter surgido. No primeiro lance, Mathieu falha incrivelmente entre os postes e, no segundo, Cassamá remata cruzado ao poste. Costuma dizer-se que à terceira é de vez, e assim foi, aos 41', com Nanu a ganhar em velocidade, a isolar-se e a estabelecer o 1-1 com que as equipas recolheram às cabinas.
O segundo tempo começou de forma distinta, com as equipas a repartirem mais a posse de bola e pertenceu mesmo ao Beira-Mar, logo aos 50', a primeira grande ocasião para ganhar vantagem no marcador. Na sequência de um pontapé de canto, a bola chegou a Manuel Martins, que cabeceou à vontade na pequena área para as mãos do guardião da Corunha.
Na resposta, no minuto seguinte e de um modo simples mas eficaz, o nº 9 "azul-e-branco" (eleito o melhor jogador do torneio) fez uma diagonal da esquerda para dentro e rematou de fora de área, rasteiro, fora do alcance de Cirineu, que defendia as redes aveirenses nestes segundos 45 minutos, estabelecendo o 1-2 que se viria a revelar definitivo.
Bem tentou o Beira-Mar chegar ao empate, que levaria o desfecho para as grandes penalidades, mas o Deportivo foi sempre fechando muito bem os caminhos para a sua baliza e segurou a preciosa vantagem até final.
Para atribuição do 3º e 4º lugares, jogaram Eirense e Académica, tendo os "estudantes" arrecadado o lugar mais baixo do pódio após bater o seu adversário no desempate por penaltis (1-1 no tempo regulamentar).

Sem comentários: