domingo, 14 de outubro de 2012

JUNIORES B: Diferença mínima é enganadora

FC Pampilhosa, 1 - SC Beira-Mar, 2
(0-0, ao intervalo)

A equipa de juniores do Beira-Mar que disputa o campeonato distrital da 1ª divisão da AF Aveiro obteve, na Pampilhosa, a 3ª vitória consecutiva na prova, continuando a sua ascensão na tabela classificativa da Zona Sul. A diferença tangencial de 1-2, espelhada no resultado final, pode dar a ideia de algum equilíbrio que, na verdade, nunca existiu, tendo em conta que a equipa comandada por António Luís foi sempre superior ao seu adversário e justificou uma vantagem mais dilatada. Tiago Azevedo revelou-se a arma secreta da partida, tendo entrado na segunda parte para facturar os 2 golos dos aveirenses.
Os aurinegros apresentaram-se com:
Hugo (gr); Rúben Marques, Gui, João Rui e Bruno Filipe; Bernardo Subtil, Nanu (Diogo Castor, 67') e Pedro Aparício (cap); Ricardo Tavares (André Rosa, 73'), Henrique e Rui Pereira (Tiago Azevedo, int).
Suplentes não utilizados: José Vítor e Balacó.
A primeira parte foi de muito boa qualidade por parte do Beira-Mar e o nulo que se registava ao intervalo era injusto para os aveirenses, que controlaram completamente a partida, falhando apenas no último passe ou em matéria de finalização. A excelente posse e circulação de bola dos aurinegros quase era contemplada, logo aos 7', com Rúben Marques a surgir na cara do guardião da casa, mas a rematar contra o seu corpo. Depois, aos 12', Ricardo Tavares atiraria ao poste, vendo ainda uma má decisão do juiz da partida anular-lhe um golo, aos 28', no aproveitamento de uma falha do guardião local.
Nuns primeiros 45 minutos tranquilos para Hugo, o perigo rondava sempre o meio-campo contrário, podendo o marcador ter funcionado aos 39', com Aparício a rematar em jeito, da meia-lua, fazendo a bola passar muito perto do alvo, ou aos 41', quando Henrique, na cara do guarda-redes, permite a defesa deste.
Depois de um domínio aveirense, embora improfícuo, em termos de vantagem no marcador, a segunda parte teve uma melhor resposta por banda do Pampilhosa, que criaria a sua primeira situação de perigo junto da baliza aveirense na sequência de uma bola parada. Estavam decorridos 55', mas continuava o Beira-Mar a ser a equipa mais esclarecida e, 3 minutos volvidos, Tiago Azevedo, que fora lançado para esta etapa complementar, é servido por Pedro Aparício e faz o 0-1, num remate à segunda após uma primeira defesa do guarda-redes da Pampilhosa.
Os homens da casa reagiram e poderiam ter empatado, aos 64', valendo uma boa defesa de Hugo para evitar o pior. Foi, por isso, bastante tranquilizador o 0-2 alcançado aos 68', num lance em que os protagonistas são os mesmos do tento inaugural. O "capitão" Aparício volta a solicitar a velocidade de Tiago Azevedo, que ladeia o guarda-redes e atira, de ângulo já muito fechado, para a baliza deserta.
E depois de Bernardo Subtil, aos 72', com um remate de fora da área, ter proporcionado a defesa da tarde ao guardião visitado e do jogo ter podido ficar definitivamente arrumado, a esperança renasceu para o FC Pampilhosa a 5 minutos dos 90 regulamentares. Com toda a gente à espera que o jogo se arrastasse para o seu final, num lance de marcação rápida de um livre, Gui faz falta dentro da área, provoca grande penalidade, vê o segundo cartão amarelo e deixa a sua equipa a jogar em inferioridade numérica. Da marcação do penalti resultou o 1-2 que fez acreditar o Pampilhosa, que apostou tudo nos minutos finais, com a nossa equipa, contudo, a saber defender a vantagem e a amealhar mais 3 pontos para a sua conta.
Os aurinegros têm razões de queixa do trabalho do SR. Ricardo Silva, árbitro do encontro, que foi mal auxiliado e falhou, também por isso, bastante em termos técnicos, sendo ainda discutível o seu critério disciplinar.

Sem comentários: