domingo, 9 de dezembro de 2012

JUNIORES A: Serviços mínimos garantiram mais uma vitória

AD São Romão, 0 - SC Beira-Mar, 1
(0-1, ao intervalo)

Sem ter realizado uma exibição contundente, mas tendo jogado o bastante para justificar mais do que a vitória tangencial alcançada em São Romão, a equipa de juniores do Beira-Mar somou mais 3 pontos no campeonato nacional da 2ª divisão e ficou muito perto de garantir o primeiro objectivo que traçou para esta época. Com efeito, o golo solitário de Ricardo Tavares, obtido já perto do final da primeira parte, assegurou mais uma vitória na prova para os aurinegros, que aumentaram para 11 pontos a distância para o 3º classificado e ficaram mais perto da qualificação para a fase de subida.
Com a Serra da Estrela como pano de fundo e numa tarde soalheira que fez esquecer a aproximação do Inverno, o SC Beira-Mar apresentou, no sintético do Estádio da Nossa Senhora da Conceição, a seguinte formação:
Samuel (gr); Xavi, Manel, Michael dos Santos e Gonçalo; Balacó (cap), Nazmi e Diogo Castor (Carlos, 90'); Nanu (Gui Matos, int), Ricardo Tavares (Junior Bangura, 83') e Marc.
Suplente não utilizado: João Paulo (gr).
Após um início de jogo incaracterístico, durante o qual o São Romão deu o primeiro sinal de perigo numa jogada de contra-ataque, aos 13', em que o seu nº 9 rematou à figura de Samuel, a equipa do Beira-Mar tomou o ascendente do jogo, passou a ser mais consistente na iniciativa que o seu adversário lhe facultava e as situações para golo começaram a aparecer. Marc teve uma primeira iniciativa pela esquerda, aos 19', que terminou num cruzamento desfeito pelo guardião serrano para a entrada da área, onde apareceu Nazmi a desferir um remate por cima da barra, com o guarda-redes ainda fora dos postes. No minuto seguinte foi Ricardo Tavares a ser isolado na marcação rápida de um livre, mas o avançado aurinegro perdeu a vantagem e, no momento do remate, que saiu sem força, já tinha um adversário a incomodá-lo.
Insistiam os aveirenses e, aos 25', numa excelente jogada de envolvimento, com sucessivas tabelas que tinham Balacó como "maestro", o "capitão" aveirense isola-se mas falha as medidas do "chapéu", que teria dado um golo monumental. Pouco depois, aos 28', foi Diogo Castor a chegar ligeiramente atrasado a um cruzamento da esquerda de Marc, tendo falhado a emenda à boca da baliza por muito pouco. Cheirava a golo na baliza do São Romão, mas não foi ainda aos 31', quando Ricardo Tavares dominou na área de costas para a baliza e rematou cruzado à meia-volta, fazendo a bola passar muito perto do poste mais distante.
O São Romão, que desde a parte inicial da partida não mais tinha dado sinais de capacidade para entrar na área da baliza à guarda de Samuel, teve o seu momento mais perigoso à passagem dos 40', quando, por 2 vezes, na sequência de cantos sucessivos, fez abanar a tranquilidade defensiva do Beira-Mar. Contudo, na resposta, Marc tira um cruzamento a régua e esquadro para a cabeça de Ricardo Tavares, que se eleva com muito estilo mas atira para uma defesa a 2 tempos do guardião local. E seria de um modo totalmente justo que, num lance com os mesmos protagonistas, aos 42', os aurinegros inauguraram o marcador, quando Ricardo Tavares, aproveitando um ressalto após remate de longe de Marc, se isolou e atirou em arco para o fundo das redes. Houve ainda tempo, já em período de compensações antes do intervalo, para que o 0-1 pudesse ter sido dilatado, mas Marc, no seguimento de uma boa jogada individual pela esquerda, remata de ângulo muito apertado na cara do guarda-redes para defesa deste.
Na segunda parte, onde voltaria a pertencer ao São Romão a primeira situação de perigo, num lance, aos 55', em que Manel corta defeituosamente um cruzamento da direita e permite ao jogador nº10 um remate em posição frontal que saiu sem direcção, o jogo foi mais repartido mas a qualidade da posse de bola dos aveirenses, que dispuseram de algumas boas oportunidades para resolver em definitivo a partida, foi sempre superior.
Aos 57', a finalizar uma mudança de flanco conseguida com uma boa circulação da bola, Gui Matos remata forte mas não acerta com a baliza. Pouco depois, aos 60', uma boa abertura de Nazmi permite a penetração pela esquerda de Gonçalo, que entra na área e remata para ser um defesa a substituir o seu guarda-redes e a evitar o golo entre os postes.
Tardava o golo da tranquilidade, que incrivelmente não aconteceu aos 67', quando, após a marcação de um livre lateral, a bola anda sucessivamente a centímetros da linha de golo, esbarrando sempre na muralha de pernas que ocupava a baliza da casa. Nova e flagrante oportunidade, aos 74', com Marc a surgir isolado no seguimento de uma boa jogada de ataque e a rematar ao poste.
A vantagem mínima era perigosa, mas o São Romão o melhor que conseguia era a colocação da bola na área, aproveitando faltas a meio-campo. Tudo isso foi sendo resolvido e pertenceu mesmo a Bangura, pouco depois de ter entrado, a última e flagrante ocasião de golo, mas o remate, desferido na cara do guardião da casa, encontrou o corpo deste e a oportunidade gorou-se.
No final do jogo, que teve uma boa arbitragem do Sr. Rui Sousa, juiz da AF Bragança, vitória justa do Beira-Mar, que só pelas oportunidades que desperdiçou deixou que, desnecessariamente, a incerteza no resultado pairasse até final. Sabemos como, às vezes, esta ineficácia pode sair caro...

Sem comentários: