quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Agenda do fim-de-semana: Juniores iniciam o ataque à 1ª divisão nacional

O próximo fim-de-semana será marcado pelo arranque da 2ª fase do campeonato nacional de juniores, prova em que o Beira-Mar, que recebe em casa o Vizela, será um dos 6 candidatos da série A aos 3 lugares que dão acesso à subida ao escalão maior da categoria. Ainda no futebol de 11, os iniciados também jogam no Mário Duarte e vão procurar, diante da União de Leiria, a conquista dos primeiros pontos na 2ª fase do campeonato nacional.
Na variante de 7, os traquinas B terminam a sua participação no torneio de Inverno da AF Aveiro no Bom-Sucesso, concentrando-se ainda atenções particulares nos jogos que infantis B (Sanjoanense, casa), benjamins B (Avanca, fora) e traquinas A (FIães, casa) realizam na série dos primeiros dos respectivos campeonatos distritais.
Com o campeonato nacional de juvenis parado devido a trabalhos da selecção das "quinas", são 16 os jogos que compõem a agenda da próxima jornada. A saber:

Comentário:
JUNIORES A: São 6 os concorrentes que se alinham na linha de partida à "corrida" da subida à 1ª divisão! Ao contrário da fórmula 1, aqui não há "pole position" e todos partem em igualdade de circunstâncias. O Beira-Mar, 1º classificado da série C, na 1ª fase, recebe o Vizela, 3º da série A,, naquele que será o primeiro jogo das 10 finais que se terão de disputar. Era bom sair na frente, há esperança nisso, qualidade a equipa tem, mas também convém ir adiantando que após esta partida a procissão ainda não terá saído do adro.
JUNIORES B: Com o grande objectivo da época já alcançado, que passava precisamente pela disputa desta série dos primeiros, os jogos da 2ª fase servirão sobretudo para fazer rodar jogadores e, simultâneamente, para preparar a base da equipa sub-19 do próximo ano. É dentro desses princípios que é encarada a deslocação a Lourosa, onde espera a formação auri-negra uma equipa que perdeu na jornada inaugural mas que, por ter sido segunda classificada da Zona Norte, aspirará a lutar pelo título de campeã distrital. Uma partida complicada, sem dúvida.
JUVENIS B: Depois de uma derrota em Anadia na jornada inaugural da série dos primeiros, a equipa de Zé Maria Almeida prepara-se para mais um embate com a Oliveirense, o 3º da época. Com uma vitória para cada lado na 1ª fase e uma igualdade pontual no 2º lugar da classificação final da Zona Sul, os dois históricos emblemas do distrito de Aveiro protagonizarão, por certo, mais um embate equilibrado e de desfecho incerto. Também com pretensões à subida ao campeonato nacional, a formação de Oliveira de Azeméis chega, no entanto, a Bustos, com o estigma de 2 pontos perdidos em casa na jornada inaugural desta série dos primeiros. Um factor a explorar pelos aveirenses.
INICIADOS A: Derrotada nas 2 jornadas já disputadas na 2ª fase do campeonato nacional, a equipa orientada por Tiago Pereira vai tentar conquistar os primeiros pontos frente ao União de Leiria, que recebe, no próximo sábado, no estádio Mário Duarte. Se a derrota na jornada inaugural frente ao Gafanha se pode considerar dentro da normalidade, o resultado negativo em São João da Madeira foi injusto e mostrou um Beira-Mar capaz de inverter este rumo indesejado de acontecimentos. À terceira costuma ser de vez e acreditamos nos 3 pontos diante dos leirienses.
INICIADOS B: Um jogo de elevado grau de dificuldade é aquele que se prevê para os iniciados no campeonato distrital. Com efeito, a equipa de Pedro Teles terá pela frente o vencedor da Zona Norte na 1ª fase do campeonato distrital e que, juntamente com o Mealhada e o Espinho, constitui, porventura, o trio dos principais candidatos ao título de campeão. Para já apresenta-se em Bustos com uma vitória alcançada na jornada de arranque da 2ª fase, ao contrário dos aveirenses, que saíram derrotados da Gafanha. Vistas as coisas pela positiva, este será um bom jogo para que os nossos atletas cresçam como futebolistas e contribuam para um colectivo mais forte, tendo em vista a próxima época.
INFANTIS A: Dois bons jogos em perspectiva neste escalão estão reservados para o próximo fim-de-semana, estando o interesse das partidas directamente ligado à dificuldade das mesmas. Quer o Gafanha na série G, quer o Águeda na série H são adversários fortes e que valorizarão qualquer resultado positivo que os auri-negros possam alcançar.
INFANTIS B: Após um arranque em falso na série dos primeiros, com uma derrota, ainda que tangencial, em Paços de Brandão, a formação orientada por Daniel Santos irá procurar rectificar na recepção à Sanjoanense, outra equipa que saiu derrotada na 1ª jornada. Confiamos nos 3 pontos para a nossa equipa.
Jogando fora, os auri-negros viajarão até perto para disputar o 2º jogo da série E, dos últimos, partindo para este jogo com o Eixense, adversário bem conhecido da 1ª fase, na qualidade de favoritos. Depois do empate com o Estarreja, os aveirenses deverão também somar a sua primeira vitória nesta fase da prova.
BENJAMINS A: Invictos nesta fase da prova, a equipa que disputa a série F vai ao terreno do Beira-Vouga procurar alcançar a terceira vitória no terceiro jogo disputado, desfecho que é o mais aguardado.
Já na série G, a recepção ao Mourisquense, que conta por vitórias os 2 jogos já disputados, configura um jogo de maior grau de dificuldade e será bastante difícil para os auri-negros contrariar a superioridade de uma equipa que ainda não perdeu qualquer ponto na 2ª fase e que falhou por muito pouco o acesso à série dos primeiros.
BENJAMINS B: Depois da entrada com o pé direito na série dos primeiros, os benjamins B auri-negros vão até Avanca defrontar uma formação que saiu derrotada da jornada inaugural mas que, na 1ª fase, terminou invicta na sua série. Jogo difícil, onde o equilíbrio deverá imperar e tudo pode acontecer.
Na série E, dos últimos, a jornada reserva-nos um jogo entre equipas derrotadas no arranque da 2ª fase do campeonato distrital. O Beira-Mar, que recebe o Severfintas, terá, pois, como objectivo, a conquista da 1ª vitória, devendo contrariar o seu adversário na conquista do mesmo.
TRAQUINAS A: Já na 3ª jornada da 2ª fase, os traquinas A, que somam uma derrota e uma vitória na série dos primeiros, recebem o Fiães, equipa que averbou apenas 1 ponto nos 2 jogos já disputados. Inclinamo-nos para uma vitória auri-negra, mas nesta altura do campeonato não há jogos fáceis.
Uma boa prova está a fazer a equipa que disputa a série E, dos últimos, e a 3ª jornada da 2ª fase reserva um embate entre Fermentelos e Beira-Mar, formações que contam por vitórias os 2 jogos já disputados e procurarão, na terra da Pateira, quebrar este equilíbrio em seu favor.
TRAQUINAS B: Chegados em igualdade pontual à última jornada do torneio de Inverno da AF Aveiro, Valonguense e Beira-Mar disputam a liderança da série C no derradeiro jogo da prova. O Beira-Mar é claramente favorito na sua deslocação ao Bom-Sucesso, equipa que ainda não pontuou neste torneio, mas a formação de Arrancada do Vouga também não deverá deixar escapar o confronto caseiro frente ao Macinhatense para somar os 3 pontos e chegar igualmente na frente. Enfim, os mais novos reservaram emoção até ao último jogo!

Sem comentários: