sexta-feira, 1 de março de 2013

Agenda do fim-de-semana: Iniciados na Gafanha na viragem da 2ª fase do campeonato nacional

Numa jornada extensa, com 17 partidas agendadas, tem lugar o início da 2ª volta do campeonato nacional de iniciados. A formação sub-15 auri-negra desloca-se ao terreno do líder Gafanha, para um dos grandes jogos do fim-de-semana, a par do Beira-Mar-Chaves, este a contar para o nacional de juniores da 2ª divisão e de enorme importância para ambas as equipas.
No futebol de 7, o destaque vai para o duplo compromisso dos infantis B com o Taboeira, com especial relevo para o jogo da série dos primeiros onde a formação orientada por Daniel Santos está a fazer uma excelente campanha.
A dificuldade mesmo é escolher entre um leque tão variado de jogos, elencados no quadro que segue:

Análise prévia da jornada:
JUNIORES A: Vencedora da série A, na 1ª fase do campeonato nacional de juniores da 2ª divisão, a formação do Desportivo de Chaves é tida como uma forte candidata à subida de divisão, ambição que é igualmente partilhada pelo grupo orientado por António Luís. Será um jogo da 2ª fase da prova entre 2 dos 3 actuais líderes da série A, facto que deixa adivinhar algum equilíbrio e muita disputa para o encontro. Ainda faltam muitos jogos, mas quem sair vencedor reforçará, para além da posição classificativa, os seus índices de confiança.
JUNIORES B: Depois da boa réplica na última jornada frente ao líder do distrital de juniores da 1ª divisão, apesar da derrota sofrida em Estarreja, a equipa do Beira-Mar recebe uma formação que já defrontou esta época por 2 vezes. Em ambas as anteriores situações o Alba saiu vencedor, e se por um lado os de Albergaria poderão pensar que não há 2 sem 3, da banda auri-negra a atitude é a de que, como em todas as coisas, há sempre uma primeira vez. Pode ser que seja desta!
JUVENIS A: Na jornada de fecho da 2ª fase do campeonato nacional, a equipa de Aguinaldo Melo recebe o Vitória de Guimarães para mais um jogo onde irá tentar amealhar os primeiros pontos nesta fase da prova. Como curiosidade, o facto desta geração de jogadores auri-negros ter vencido os vimaranenses no escalão de iniciados, facto que lhes pode servir de inspiração e de motivação para repetir agora o feito.
JUVENIS B: Saída de uma derrota em Espinho na última jornada, a equipa de juvenis do Beira-Mar que disputa o campeonato distrital da 1ª divisão vai procurar já neste fim-de-semana o regresso às vitórias. O adversário vem de Lourosa e ainda não venceu, ao fim de 4 jornadas disputadas na série dos primeiros, mas, excepto na derrota com o Avanca, tem conseguido nivelar todos os outros resultados (derrota tangencial no terreno do líder Anadia e empates caseiros com Arouca e o candidato Oliveirense).
INICIADOS A: Pela 4ª vez esta época, no campeonato nacional de iniciados, vão-se defrontar as equipas do Gafanha e do Beira-Mar, um duelo com saldo claramente positivo para o nosso adversário, que venceu folgadamente a 1ª fase e lidera agora, na 2ª fase, a série B. Num jogo em que o Gafanha é tido como favorito, mas em que também é a equipa que terá mais perder, tendo em conta os objectivos de cada um, dos auri-negros espera-se sempre uma... surpresa!
INICIADOS B: Está a ser uma luta dura esta 2ª fase do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão, como atestam as 4 derrotas auri-negras sofridas em 4 jornadas disputadas na série dos primeiros. E as dificuldades para a formação orientada por Pedro Teles vão continuar no próximo domingo, dia em que os aveirenses recebem o Paços de Brandão um dos 3 lideres da prova e forte candidato ao título de campeão. Tudo o que vier é ganho!
INFANTIS A: Jogos com grau de dificuldade bem diferenciado são os que esperam as nossas equipas na próxima jornada. Na série G, onde apesar de os auri-negros serem líderes isolados, espera-nos o jogo mais complicado. Com efeito, apesar do favoritismo estar do lado dos aveirenses, a deslocação a Albergaria não é fácil e resultará sempre num resultado menos desnivelado do que aquele que se espera na série H na recepção ao Requeixo, adversário que conta por derrotas todos os jogos disputados.
INFANTIS B: É um dérbi da cidade de Aveiro em dose dupla! Beira-Mar e Taboeira irão protagonizar mais 2 duelos em que, apesar da imprevisibilidade que preside sempre a estas disputas, os auri-negros entram em campo com a confiança de se encontrarem em melhor posição classificativa do que o seu rival, quer na série dos primeiros, quer na série E, dos últimos. Esperemos que assim se mantenha à saída desta jornada.
BENJAMINS A: Líderes nas 2 séries em que participam (F e G), este será o escalão onde, porventura, menos dificuldades teóricas haverá nos jogos do fim-de-semana. Na verdade, quer o Severfintas, que nos visita, quer o Requeixo, que ainda não somou qualquer ponto e apesar de jogar em casa, não deverão ter argumentos suficientes para fazer perder qualquer ponto aos auri-negros.
BENJAMINS B: A série dos primeiros traz-nos um clássico regional, com o Beira-Mar a receber a Sanjoanense depois de ter averbado na última jornada a primeira derrota da 2ª fase. É na procura de um regresso às vitórias que os aveirenses vão encarar o jogo, que se espera muito disputado, mas em que também se acredita na conquista dos 3 pontos por parte da nossa equipa.
Com o estatuto de ainda mais favoritos, partem os auri-negros para Macinhata do Vouga, onde encontrarão um adversário que ainda não somou qualquer ponto na prova e que não deverá fugir à 5ª derrota em 5 jogos disputados.
TRAQUINAS A: Separadas por apenas 1 ponto na série dos primeiros, com vantagem para o Vilamaiorense, que recebe no seu terreno o Beira-Mar, espera-se um jogo muito dividido, pautado pelo equilíbrio e em que o vencedor poderá ser encontrado nas pequenas mas inúmeras incidências em que um jogo de futebol é fértil.
Igual abordagem se poderá fazer à partida da série E, dos últimos, em que os auri-negros recebem o Valonguense, equipas igualmente separadas por 1 ponto, aqui com vantagem para o Beira-mar.
TRAQUINAS B: Com vitórias na jornada inaugural do torneio da Primavera da AF Aveiro, o Beira-Mar defronta o Estarreja no Campo Dr. Santos Pato, em Bustos, esperando-se, à semelhança do que sucedeu no torneio de Inverno, uma vitória para os nossos mais jovens atletas em competição oficial.  

Sem comentários: