domingo, 3 de março de 2013

JUVENIS A: O segredo estava no banco

SC Beira-Mar, 1 - Vitória SC (Guimarães), 0
(0-0, ao intervalo)

Ao fim de 5 jornadas da 2ª fase do campeonato nacional de juvenis, o Beira-Mar registou a primeira vitória ao bater esta manhã, no Estádio Mário Duarte, em Aveiro, a formação do Vitória de Guimarães, com o golo solitário da partida a ser obtido já na fase final do encontro. No lance decisivo estiveram 2 atletas lançados pelo técnico Aguinaldo Melo no decorrer do segundo tempo. Miguel Oliveira trabalhou e cruzou da direita, para Jorge Rodrigues, com um extraordinário cabeceamento na zona frontal à baliza, dar os primeiros 3 pontos à equipa auri-negra.
A primeira parte foi de maior posse de bola dos vitorianos, com uma boa resposta dos aveirenses em termos de organização defensiva. Pese embora a maior iniciativa dos forasteiros, só a meio do primeiro tempo criaram algum perigo para as redes defendidas por Canha, que regressou à baliza após cumprir o seu jogo de castigo. Aos 18' a bola foi mesmo ao poste esquerdo da baliza auri-negra e, aos 21', o perigo voltou a rondar o último reduto aveirense, que foi apanhado descompensado numa transição rápida dos vimaranenses, valendo uma intervenção do "capitão" Ramalho que, com um corte providencial, gorou os intentos do nº 11 adversário, que apareceu a rematar solto na esquerda.
A grande oportunidade do Beira-Mar nos primeiros 40 minutos surgiu já perto do final (38'), num lance em que o guardião do Vitória saiu de entre os postes, situação que Miguel Campos tentou aproveitar num balão de muito longe. A direcção não foi a melhor, mas a recuperação de Balseiro permitiu ainda uma segunda tentativa, frustrada por uma intervenção do guarda-redes vitoriano que, entretanto, tinha retomado a sua posição entre os postes.
A entrada do Vitória de Guimarães no segundo tempo foi muito forte, tendo, aos 43' e 45', disposto de 2 flagrantes oportunidades para inaugurar o marcador. Na primeira o nº 9 falha escandalosamente entre os postes e, na segunda, valeram os bons reflexos de Canha, que defende o cabeceamento de um adversário com uma sapatada providencial.
Com a procura afincada do golo, nem sempre da forma mais discernida, o Vitória de Guimarães passou a expor-se mais em termos defensivos e, com as alterações operadas no xadrez auri-negro por parte de Aguinaldo Melo, o Beira-Mar começou a chegar mais vezes e com maior perigo à baliza contrária. Até ao final do jogo pertenceram à equipa da casa as grandes oportunidades para marcar. Aos 58', Ribeiro recebe um lançamento ao segundo poste, evita o adversário, mas remata à figura do guardião contrário. Aos 61', numa boa combinação entre Ribeiro e Ramalho, este último isola-se mas remata sem direcção. Os auri-negros ameaçavam com maior insistência e, aos 73', foi a vez de Balseiro tentar com um remate de meia-distância que rasou o travessão. O mesmo jogador, aos 76', agora numa enorme ocasião para marcar, permite a defesa com o pé ao guarda-redes do Vitória, que nada pode fazer, aos 79', para evitar o 1-0 decisivo apontado por Jorge Rodrigues, de cabeça, a cruzamento de Miguel Oliveira.
Pela ponta final dos auri-negros em termos ofensivos e pela extraordinária organização defensiva evidenciada ao longo de todo o jogo, fruto de uma aplicação e concentração extremas, os 3 pontos assentam bem à equipa orientada por Aguinaldo Melo, mas se o jogo tivesse acabado empatado também não seria injusto.
Com uma boa arbitragem do Sr. João Henriques, da AF Coimbra, o Beira-Mar contou com:
Canha (gr); Bruno Reis, Tiago Ramalho (cap), Ricardo Pinto e Ricardo Mango; Miguel Campos, André Santos (Miguel Oliveira, 66') e Lucas (Fábio, 50'); Balseiro, Steven (Jorge Rodrigues, 58') e Bruno Ribeiro.
Suplentes não utilizados: Luís (gr), Nuno Abreu, Rui Santana e Chico.

Sem comentários: