segunda-feira, 27 de maio de 2013

INICIADOS B: Acreditar até ao fim

SC Beira-Mar, 2 - SC Espinho, 0
(0-0, ao intervalo)

No primeiro jogo realizado pelos  atletas da geração de 1999 no relvado principal do estádio Mário Duarte, a formação auri-negra selou essa estreia com uma saborosa vitória sobre o Sporting de Espinho, obtendo, já nos instantes finais da partida, uma vitória por 2-0, justo prémio para quem acreditou até ao fim ser possível levar de vencida um adversário que pareceu, em alguns momentos do jogo, ter as operações controladas.
Ficam ligados a esta vitória histórica os seguintes jogadores:
Ricardo (gr); João Bernardo, Arsénio Balseiro, Peralta (Jorge, 66') e Adriano (Gui, 68'); Daniel Neves (Kikas, int), João Claro e Afonso (Stefan, int); Rui (cap) (João Ramalho, 23'), Azevedo e Vlad.
Suplente não utilizado: Bozi (gr).
Após um longo período em que a partida não apresentou grandes motivos de interesse, mas onde os visitantes mostraram um ligeiro ascendente, as ocasiões de perigo começaram a suceder-se e o golo poderia ter surgido em qualquer uma das balizas. Primeiro foi o Espinho, aos 26', que esteve prestes a inaugurar o marcador, com o nº 8 a receber na área, a rodar sem oposição, mas a rematar à figura de Ricardo. A este lance respondeu o Beira-Mar pouco depois, aos 28', com uma flagrante oportunidade de golo, que poderia ter sido concretizado primeiro por Vlad, de cabeça, e, depois, na recarga, por João Claro, que demorou um pouco e viu o seu remate ser contrariado por um defesa espinhense.
Antes do intervalo, aos 30', nova situação de golo para os "tigres" da Costa Verde, após uma iniciativa individual do seu jogador nº 9, que, contudo, atirou para as mãos do seguro Ricardo.
A segunda parte iniciou-se com nova oportunidade para os visitantes, que poderiam ter inaugurado o marcador, aos 40', na sequência da marcação de um canto na direita, em que Balseiro safou em cima da linha de baliza.
O jogo entrou depois numa longa fase de equilíbrio, que parecia ir ditar o nulo no marcador. Só que, a 3 minutos do final dos 70 regulamentares, Azevedo, com um "golaço" de fora da área, após passe de Vlad, fez vibrar os apaniguados auri-negros, fazendo balouçar as redes contrárias com um remate forte e colocado, que não deu a mínima hipótese de defesa ao guardião do Espinho.
A vitória auri-negra viria ainda a ser confirmada em período de compensações, com os protagonistas do 2-0 a serem os mesmos mas com papéis invertidos. Azevedo aproveitou um desentendimento no sector recuado dos espinhenses e assistiu, da esquerda, para boca do golo, onde surgiu Vlad, muito oportuno, a finalizar com facilidade.
Estava consumado o triunfo da formação orientada por Pedro Teles, o primeiro num palco onde se espera, na próxima época, a sua repetição frequente.

Sem comentários: