quinta-feira, 1 de maio de 2014

Agenda do fim-de-semana: Jornada dupla para os juniores

O feriado do 1º de Maio veio acrescentar uma jornada extraordinária ao campeonato nacional de juniores da 1ª divisão, que, entre quinta-feira e domingo, tem agendadas duas rondas. Os auri-negros cumprirão o antepenúltimo e penúltimo compromissos da época jogando no Mário Duarte, primeiro diante do Rio Ave, que lidera a classificação, e depois com a Académica, que é terceira classificada. Apenas um milagre poderá salvar os aveirenses da descida de divisão (contrariamente ao que foi dito após o jogo de Oliveira de Azeméis há uma ténue possibilidade matemática de garantir a manutenção), mas é a ele que nos devemos agarrar para disputar estas partidas onde os nossos adversários partem como favoritos. Para além de tudo, há a honra e a dignidade a defender e isso só se consegue jogando para ganhar.
Também o Dia do Trabalhador é aproveitado para uma antecipação da jornada do campeonato nacional de juvenis, com o Beira-Mar, que lidera a classificação e garantiu a manutenção na última jornada, a receber o Académico de Viseu, segundo classificado com 4 pontos de atraso. Os viseenses não têm feito uma 2ª fase ao mesmo nível da 1ª, facto que pode ser aproveitado pelos auri-negros para vencer e cimentar a liderança da prova.
No fim-de-semana propriamente dito, destaque para as partidas de iniciados e juvenis nos campeonatos distritais da 1ª divisão, onde lutam para garantir a permanência neste escalão maior. Os iniciados voltam a jogar fora de portas, no terreno do Vilamaiorense, penúltimo classificado da prova, e estão proibidos de perder pontos, agora que o campeonato entra no seu último terço, sempre decisivo. Mais desafogados, os juvenis, que repartem o comando com a Sanjoanense, terão, aparentemente, uma jornada tranquila, tendo em conta que recebem o Milheiroense que conta por derrotas todos os 12 jogos disputados.
No futebol de 7, começa a 2ª volta do campeonato distrital de infantis A (Grupo 1-Série Premium). O Beira-Mar desloca-se a Paços de Brandão na condição de vice-líder, posição que tentará cimentar diante de um adversário a quem se superiorizou claramente na partida da 1ª volta.
Ainda no que concerne às Séries Premium, infantis B e benjamins B jogarão igualmente fora de portas, diante de adversários que estão muito próximos na classificação, facto que faz prever embates muito equilibrados. É por isso que em São João da Madeira ou em Vilamaior, respectivamente, é muito difícil prever o desfecho, ainda que nos jogos da 1ª volta os auri-negros tenham ganho de forma expressiva (6-1 e 5-1).
Nos confrontos das Séries Gold, a nota de destaque vai para os benjamins A, que se deslocam ao Campo do Seminário para assinarem mais um dérbi versus Taboeira, facto que por si só é garantia de uma partida plena de emoções e sentimentos diversos. Mais tranquilamente, os traquinas A receberão o Calvão no Campo de Jogos de São Bernardo e tudo indica que acrescentarão mais 3 pontos ao pecúlio que os faz liderar a classificação da série E.
Finalmente, os traquinas B, embalados pela estrondosa vitória diante de um dos lideres da série C do Torneio da Primavera da AF Aveiro, deslocam-se à Mealhada, o outro líder que, tal como a Oliveirense, sofreu a primeira derrota na última jornada. Será que os pupilos de Carla Santos irão repetir a "gracinha" na Bairrada?
Segue o quadro completo dos jogos:

Sem comentários: